Em reunião realizada na quarta-feira, dia 5, entre a vereadora Juliana Cardoso (PT) e o prefeito pegional da Vila Prudente, Jorge Farid, foi reafirmado o compromisso pela administração local em dar prioridade ao projeto de implantação da rua dos Crépis, na Vila Bela.
A reivindicação dos moradores tem mais de 50 anos e sofreu vários contratempos. Durante a reunião, que teve participação de moradores locais e de técnicos da Coordenadoria de Projetos e Obras da Prefeitura Regional, foi apresentado o estudo complementar contratado no fim do ano passado pela gestão anterior. Esse trabalho detalha as intervenções a serem realizadas para a contenção da encosta para evitar riscos de novos deslizamentos de terra.
O local sofreu grande desmoronamento de terra e entulhos originários da rua Cobéias em janeiro de 2010. O acidente bloqueia até hoje os fundos de 25 imóveis que têm entrada pela rua Ipoméias. “Sei que essa justa reivindicação é de décadas e acompanho esse pedido desde o desmoronamento”, afirma a vereadora Juliana Cardoso. “Com esse estudo complementar não há mais razões para postegar a obra”.
No final de 2014, a obra foi licitada e a empresa vencedora homologada, mas técnicos da então subprefeitura não deram a ordem de início dos serviços. A alegação é que o projeto era parcial e só contemplava a pavimentação e drenagem.
“Esse é mais um dos desafios que temos aqui na Vila Prudente e que acatamos, mas a questão central são obter os recursos necessários”, declarou o prefeito regional. No Plano Diretor Estratégico Regional da Vila Prudente a obra é uma das prioritárias.
A previsão de custo das obras é de R$ 2,2 milhões. No debate da previsão orçamentária para este ano na Câmara Municipal, o mandato da vereadora Juliana Cardoso indicou recursos para as obras da Rua dos Crépis num dos itens da então Secretaria das Subprefeituras, mas eles estão congelados. “O caminho agora é conseguirmos essa verba na dotação Fundurb [Fundo de Desenvolvimento Urbano], justificando que se trata de área de risco geológico”, disse.
Ao fim do encontro ficou encaminhado que haverá uma vistoria técnica para dirimir algumas dúvidas do projeto. Em seguida, deverá ser agendada reunião como o vice-prefeito e secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, para mostrar a importância dessa obra e a liberação dos recursos. (colaboração André Kuchar)