Um dos pontos públicos alvo de vandalismo é o muro do Cemitério São Pedro, na avenida Francisco Falconi, Jardim Avelino. Segundo vizinhos do equipamento, frequentemente há pichadores deixando suas marcas. “Já cheguei a acionar a Polícia Militar, mas quando chegaram os pichadores já haviam ido embora. Se realmente quiserem pegar esses infratores, basta permanecerem durante a madrugada”, comenta um comerciante do local que pediu sigilo do nome. “Esses muros são limpos apenas quando está chegando o Dia de Finados. Logo em seguida os pichadores voltam a agir”, completa.
Outro ponto que também foi alvo de vandalismo é o muro da entrada do Parque de Vila Prudente pela avenida Jacinto Menezes Palhares. Até a placa com o nome e o número do equipamento não foi poupada. Vizinhos contam que o local está assim há anos.
A Prefeitura Regional Vila Prudente informou que não há solicitações de reparos em muros municipais na Coordenadoria de Projetos e Obras, bem como não há notícias de pessoas que tenham sido presas em flagrante na região pela Guarda Civil Metropolitana ou pela Polícia Militar. Foi esclarecido ainda que a autuação ao infrator cabe quando devidamente identificado e que o órgão está focado em vistoriar e constatar possíveis infrações em equipamentos públicos, para as providências cabíveis quanto à limpeza.
A Prefeitura Regional Mooca também informou que nenhuma pessoa foi detida e não esclareceu nada sobre ações de limpeza dos locais pichados.