Não faltam pontos na região em que pouco depois do caminhão de coleta passar, já tem acumulados sacos com lixo, móveis velhos e pneus de veículos, entre outros entulhos. Estes são os chamados pontos viciados de despejo clandestino de resíduos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura Regional de Vila Prudente (PR-VP), a unidade vem promovendo uma força tarefa para combater o problema: faz a limpeza periódica nos pontos de descarte e realiza semanalmente a operação cata-bagulho. Mesmo assim, a irregularidade persiste como na rua São Raimundo (foto), na Vila Califórnia, onde equipes da PR-VP recolheram diversos pneus, entre outros detritos.
A Prefeitura Regional lembra que o acúmulo de lixos em terrenos ou armazenados de modo inapropriado podem gerar a proliferação de pragas e a reprodução dos mosquitos transmissores da dengue, zika vírus, febre amarela, entre outras doenças.
Na cidade de São Paulo, a lei proíbe a deposição de lixo em vias e logradouros públicos e permite que cada imóvel gerador encaminhe o máximo de 50 kg de resíduos por dia para ser recolhido pela Prefeitura por meio da coleta domiciliar convencional, desde que estejam devidamente acondicionados.
Outra opção oferecida pela Prefeitura é o descarte nos Ecopontos: 1m³ de material por pessoa (equivalente a cerca de 25% do volume de uma caçamba ou a uma caixa d´água de mil litros).
A Prefeitura Regional de Vila Prudente conta com dois Ecopontos: o Anhaia Mello, na rua da Prece, 296; e o São Lucas, na rua Florêncio Sanches, 307. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Mais informações: 0800-7777 156.