Na terça-feira, dia 31, o novo comandante da 4ª Companhia do 21º Batalhão da Polícia Militar, capitão Douglas Souza Campos, 44 anos, se reuniu com a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Vila Prudente para conhecer as principais demandas e os problemas de segurança que afligem a região.
Responsável pelo policiamento ostensivo em vários bairros da região, como Vila Prudente, Vila Zelina e Jardim Avelino, entre outros, o capitão afirmou que está levantando as necessidades destas localidades para criar estratégias de policiamento visando à diminuição dos índices de criminalidade.
Um dos problemas citados pelos membros do Conseg foi o grande número de ocorrências nas proximidades das estações Vila Prudente do metrô e do monotrilho. “Quase todos os dias temos conhecimento de casos de furto ou roubo a transeuntes, veículos estacionados e residências nessa redondeza. Embora tenha colaborado muito com o crescimento da região, estes meios de transporte fizeram com que aumentasse bastante o fluxo de pessoas, o que acabou atraindo a criminalidade”, comentou o presidente do Conseg, Renato Chiantelli.
“Ainda estou conhecendo a localidade e, em curto prazo, começaremos a desenvolver nosso trabalho. Pretendo ficar por aqui por um bom tempo e conseguir ajudar na diminuição dos crimes”, afirmou o novo capitão, que está na PM desde 1993 e assumiu há uma semana a Companhia.
Outra questão levantada são os casos de furtos de rodas de veículos ocorridos com frequência em vias da região. Segundo Campos, a situação foi relatada em quase todos os encontros que participou. “Já estamos atentos a esta modalidade de furto e nos últimos dias conseguimos deter alguns elementos. Vamos continuar nesta luta”, completou.