Foram anos de batalha para convencer o governo a implantar um grande hospital público na região e outros vários anos para conseguir retomar as obras que foram paralisadas após o início da construção. À frente desta luta estava uma das lideranças da Vila Ema, Henrique Altimeyer, que acabou falecendo antes de ver o hospital funcionando. Em sua homenagem, o Hospital Estadual de Vila Alpina ganhou o seu nome na ocasião da inauguração em 2001. A família Altimeyer também foi convidada para a cerimônia na manhã do último dia 9, que comemorou os 15 anos de atividades do hospital.
O filho mais velho de Henrique, Erich Altimeyer (no meio da foto), ganhou uma placa da direção do hospital e fez questão de lembrar de outro grande companheiro do pai na luta pela unidade, Avelino Toffano, falecido no último dia 20 de novembro no próprio hospital de Vila Alpina.
A cerimônia festiva também contou com a presença do engenheiro Sergio Porto (esquerda da foto), presidente do Seconci-SP (Serviço Social de Construção), entidade que participou do processo de planejamento e implantação do Hospital de Vila Alpina e administra a unidade desde a inauguração. A superintendente do hospital, a médica Maria Fernanda Lopes (direita da foto), destacou a história da unidade e o nível de excelência atingido nestes últimos 15 anos.
O evento teve ainda com a presença da vereadora Edir Sales (PSD), de várias autoridades e lideranças locais e a apresentação do coral lituano da Paróquia São José de Vila Zelina. Uma curiosidade foi a presença do primeiro bebê nascido na maternidade, em 6 de março de 2002, Carlos Eduardo Fortunato Francisco, que estava acompanhando da mãe, Gislene da Silva, que há quatro anos é funcionária do Hospital de Vila Alpina.
Números
De janeiro de 2014 a setembro de 2016 o Hospital Estadual de Vila Alpina “Henrique Altimeyer” realizou 59.333 consultas ambulatoriais e 486.128 atendimentos de urgência/emergência. Foram feitos 2.136.285 exames, 6.614 partos e 19.328 cirurgias.