Há cerca de 10 dias a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô iniciou as obras de construção do Terminal Sul de ônibus, na praça Gióia Junior, sentido bairro da avenida Anhaia Mello. O equipamento será integrado ao futuro Terminal Central sob a estação da Linha 15-Prata do monotrilho. Para o andamento dos trabalhos foi necessária a interdição parcial da avenida entre as ruas Ibitirama e Oliveira Gouveia. No trecho, foram fechadas temporariamente duas faixas, restando outras três para o tráfego de veículos. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o bloqueio está previsto para durar até 18 meses.
Em setembro também foram iniciadas as obras no canteiro entre a rua Trocari e a avenida Anhaia Mello, sentido centro, para a construção do Terminal Norte de ônibus, que será integrado ao Central. A previsão do Metrô é que as obras civis dos três terminais sejam concluídas no segundo semestre de 2017. Quando finalizados, a operação nos equipamentos ficará a cargo da São Paulo Transportes (SPTrans), que calcula 24 linhas municipais de ônibus no trecho, provenientes de diversas regiões da cidade.
Apesar das várias reclamações sobre as dificuldades para embarcar ou desembarcar dos ônibus neste trecho da Anhaia Mello, pois as linhas foram espalhadas por diversos pontos – alguns deles sem abrigos e em calçadas inadequadas para atender o fluxo de usuários – a previsão é que as obras se estendam por cerca de um ano.
Enquanto isso os usuários são obrigados a se aglomerarem na parada adaptada próxima à esquina com a rua Oliveira Gouveia e dividirem espaços com ambulantes, que diariamente ocupam parte das calçadas do local. “Finalmente começaram a construção deste terminal. Atualmente é uma bagunça para conseguirmos entrar nos ônibus neste ponto da Gióia Junior. Além da calçada ser estreita e ter pouco espaço para concentrar as pessoas, alguns ambulantes instalam seus carrinhos por aqui, o que dificulta ainda mais. Os usuários ficam na esquina da Oliveira Gouveia e quando percebem a aproximação dos ônibus, se aglomeram para entrar no coletivo. Não há respeito com a população”, afirmou o contador Alberto de Assis, que diariamente utiliza o ponto da Gióia Junior no final da tarde para voltar para casa.
Além do Terminal Sul, o Metrô informou ontem à Folha que a tão aguardada passarela que ligará o sentido bairro da avenida Anhaia Mello com a estação Vila Prudente do monotrilho também está prevista nesta etapa de obra e deve estar concluída no segundo semestre do próximo ano. Enquanto o equipamento não é construído, os usuários do metrô continuam se arriscando na travessia da avenida.
Amo vcs.