O Memorial do Imigrante, na Mooca, abrigou o Festival Lituano no sábado e domingo, dias 22 e 23, em comemoração aos 90 anos do início da imigração da Lituânia para o Brasil. O evento também marcou os 85 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e contou com a presença do vice-ministro de Relações Exteriores da Lituânia, Mantvydas Bekesius.
Durante a abertura oficial do Festival, o vice-ministro destacou que era a terceira visita ao Brasil em dois anos, “o que prova que a relação entre os países está indo muito bem”. Entre outras autoridades, também marcaram presença a consulesa geral da Lituânia em São Paulo, Laura Guobuzaite; o secretário de Cultura do Estado, José Roberto Sadek e o subprefeito de Vila Prudente, Miguel Ângelo Gianetti.
A programação teve concerto do Jazz Trio, palestra sobre a história da Lituânia e apresentações de dança e música, além de gastronomia e artesanatos típicos.
Outro destaque é a exposição que continua em cartaz até 22 de dezembro, na área de embarque da estação ferroviária dentro do museu. A mostra tem painéis alusivos à história dos imigrantes, além de objetos e pertences de acervos pessoais. O Memorial fica na rua Visconde de Parnaíba, 1316.