Como parte das atividades para a 23ª Semana Cultural promovida pelo Colégio João XXIII, em Vila Prudente, os alunos do Ensino Médio tiveram que propor diversas ações sociais. Os estudantes do 3º ano A optaram por uma campanha denominada “Fios da Esperança” cujo objetivo é arrecadar mechas de cabelos para doação e confecção de perucas para pacientes com câncer.
Além da divulgação em redes sociais, a iniciativa acabou tomando gigantesca proporção quando as próprias alunas, suas mães e irmãs resolveram cortar os cabelos para participarem efetivamente da campanha. O gesto passou a ser repetido por amigas e outras estudantes de vários anos do Colégio, aumentando a rede de solidariedade.
Diante da enorme repercussão, matérias sobre a campanha do Colégio João XXIII foram exibidas no SPTV 2ª edição e no Jornal Nacional, ambos da Rede Globo, no último dia 6, quando as alunas do 3º ano A entregaram 250 mechas para o Departamento “Rapunzel Solidária” do Hospital Pérola Byigton. Na ocasião, elas conheceram uma paciente que estava recebendo a sua peruca.
A campanha continua. Quem quiser colaborar pode entregar a sua doação até 30 de novembro, aos cuidados dos alunos do 3º ano A, na secretaria do Colégio João XXIII, na rua José Zappi, 165, Vila Prudente. Quem não puder ir até o local pode entrar em contato através do telefone: 2271-3364, ramal 225, que uma equipe irá retirar.
Recomendações
São aceitos todos os tipos de cabelo, inclusive com química. O comprimento mínimo para doação é de um palmo, cerca de 10 centímetros. Antes de cortar é importante fazer um rabo de cavalo para a mecha ficar bem presa. O cabelo deve ser entregue em um saco plástico.