Depois de um mês e meio paralisadas, as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ema foram reiniciadas na última segunda-feira, dia 20. De acordo com o engenheiro Rodrigo Cassiano, da Guerrero Construtora, responsável pelos trabalhos, a Prefeitura pagou os valores pendentes, o que possibilitou a retomada dos serviços.
“Foram repassados 10% do valor da obra (de cerca de R$ 350 mil) que deveriam ter sido pagos até o final do ano passado. Mesmo sem receber, conseguimos trabalhar até o início de maio, mas, sem dinheiro em caixa, fomos obrigados a parar. Agora retornamos a todo vapor. Já estamos com sete homens trabalhando e pretendemos em breve aumentar para 12”, explicou Cassiano no início desta semana.
Anteontem, a reportagem da Folha esteve no local da obra e constatou a movimentação dos operários. Outro engenheiro da construtora explicou que, por conta da paralisação, será impossível cumprir o prazo previsto inicialmente para a conclusão. Na placa da obra consta que o início dos serviços aconteceu no dia 24 de agosto de 2015 e o prazo de execução era de 360 dias, ou seja, a conclusão deveria ocorrer no próximo mês. “É evidente que o término não será em agosto, mas trabalharemos de acordo com o cronograma da Prefeitura. Se nos ordenarem concluir nos próximos meses teremos que montar uma força tarefa e correr para finalizar o mais rápido possível”, comentou o engenheiro que estava na obra.
A notícia da retomada foi um alívio para a comunidade, que luta pela implantação de uma UBS na Vila Ema há cerca de 30 anos. “Esperamos que não ocorra mais nenhuma intervenção e finalmente a UBS desencante. Estou muito feliz com essa retomada. A população está contente e as esperanças ressurgiram”, declarou o comerciante Antonio Geraldo Bueno, que foi quem indicou à Prefeitura o terreno da rua Gustavo Stach para receber a UBS.
A Folha questionou as Secretarias Municipais de Saúde e de Infraestrutura Urbana sobre qual é ao atual estágio da obra e a previsão de conclusão, mas não obteve retorno.
Finalmente a obra da UBS de Vila Ema foi retomada. A comunidade reivindica há 30 anos a instalação de uma UBS na região de Vila Ema.
Vila Ema é uma região extensa e importante do subdistrito de VP, região está que começa na rua Orfanato e vai até a avenida Sapopemba.
Vários bairros formam a Vila Ema, como o Pq Sevilha, Vila Santa Clara, Vila Guarani, Vila Celeste, Vila Ivone, Vila Margarida, Vila Santa Virgínia, Vila Virgínia, Vila Graciosa, Vila Carmen, Vila Sirene, Vila Tolstói, Vila Cleonice, Jardim Thealia, Jardim Redenção, Pq Tomas Saraiva, Jardim Ana Rosa. Enfim, vários bairros que sofrem com o atendimento precário na saúde pública, e que se beneficiarão com a futura UBS.