Único vereador eleito pelo PSOL em São Paulo, Toninho Vespoli, morador do São Lucas, visitou a Folha nesta semana e foi recebido pelo presidente Newton Zadra. Toninho falou das suas lutas na região, entre elas, a destinação de emendas para melhorar as unidades básicas de saúde já existentes, além de batalhar junto à sociedade para instalação de novos postos, como a UBS Vila Ema, atualmente em construção na rua Gustavo Stach. Vespoli levou duas vezes o secretário municipal de Saúde ao terreno da UBS o que contribuiu para acelerar o início das obras.
O vereador deixou claro que não faz oposição sistemática ao governo de Fernando Haddad (PT). Ele foi um dos oito vereadores que votaram contra a nova Lei de Zoneamento, mas, por enquanto, não é contra a proposta de eleição de subprefeitos, em andamento na Câmara. “O método atual de escolha de subprefeitos é muito ineficiente, alguns deles não têm o menor conhecimento da área onde atuam e outros simplesmente não sabem fazer política, perdendo a oportunidade de ajudar a população”, afirma. “Quero analisar melhor esse projeto, pois seria uma forma do subprefeito ser obrigatoriamente da região onde vai atuar”, comenta. Vespoli reclamou ainda que a divisão das subprefeituras entre vereadores do PT ou da situação tem prejudicado a destinação de emendas. “Existe um período para utilizar as emendas de gabinetes e não são poucos os casos de desperdício dessas verbas porque a subprefeitura não prioriza os projetos que não são de determinados vereadores”.
Sobre a Lei de Zoneamento, Vespoli acredita que causará grande problema à região. “Vão adensar, mas hoje é difícil conseguir espaço para construir uma nova creche, escola ou posto de saúde. Também faltam espaços para parques. As construtoras virão iguais predadores”, avisa. “Também faltou estudar melhor sobre o sistema de transporte público”.
Sobre as eleições em outubro, o vereador explicou que o provável candidato do PSOL para concorrer à Prefeitura seria o deputado federal Ivan Valente. “Mas agora também existe a opção da deputada federal Luiza Erundina que se filiou ao partido há dez dias”, explica Vespoli que vai tentar a reeleição.
Não gosto do partido do vereador Toninho Vespoli, mas reconheço que ele tem uma postura extremamente correta em relação a gestão municipal do Haddad..
Ele foi um dos poucos vereadores, que votaram contra a nova Lei de Zoneamento, que pretende aumentar o número de moradores na nossa região, sem antes a Prefeitura resolver os sérios problemas que temos como favelas, enchentes, congestionamentos de veículos, vias públicas esburacadas, calçadas quebradas, e escassez de áreas verdes, por exemplo.
Folha de Vila Prudente
Gostaria de parabenizá-los pela entrevista feita com o vereador do PSOL Toninho Vespoli, pois afinal ele tem uma grande atuação na região. Participo do Movimento de Saúde de Vila Ema e quero testemunhar a importante presença do Toninho Vespoli junto a luta pela construção da nova UBS de Vila Ema que esta em andamento, pois ele sempre nos acompanhou nas visitas recentes feitas ao Secretário de Saúde exigindo compromisso e resultado. Também gostaria de salientar sua presença nas Visitas feitas a DRE Ipiranga exigindo reformas necessárias a Emei Vila Ema. Sendo assim é importante que a população saiba da importante atuação deste vereador junto a comunidade de Vila Ema e demais regiões.