Um dos presentes que São Paulo ganhou em seu aniversário de 462 anos foi a reabertura do Planetário Aristóteles Orsini, localizado no Parque Ibirapuera. Importante patrimônio histórico, científico e cultural da cidade, o espaço ficou fechado por três anos, período em que foi reformado pela Prefeitura.
“Acho que valeu apenas esperar”, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT), na sessão inaugural. “Os problemas estruturais foram sanados de maneira que vamos poder atender agora 250 mil crianças por ano aqui e outras 250 mil no planetário do Carmo, que vamos reinaugurar neste semestre”, anunciou. “Este equipamento tem o que há de melhor no mundo hoje para conhecer a Astronomia. O planetário é a melhor forma de aproximar as crianças das ciências, pois desperta a curiosidade científica”, comentou o prefeito.
Aberto em janeiro de 1957, o planetário do Ibirapuera é tombado pelo patrimônio histórico e foi recuperado sem perder as características originais. O espaço também ganhou recursos modernos e equipamentos importados para oferecer aos visitantes projeções que permitam uma visão nítida do céu estrelado. O firmamento é exibido sem a interferência das nuvens, da poluição e da iluminação urbana, permitindo visualizar os astros de uma forma que não é possível a olho nu em uma grande cidade como São Paulo.
Instalado em área de aproximadamente 550 metros quadrados, o planetário terá sessões abertas ao público e também vai oferecer cursos e palestras para o público em geral e professores. Por ser uma ciência interdisciplinar, a Astronomia pode abordar conceitos de física, matemática, história, química, geografia, meio ambiente, entre outros, fazendo com que o conteúdo seja direcionado ao cotidiano do aluno, no caso de sessões escolares, e temas contemporâneos, no caso das sessões públicas. Os conteúdos das sessões terão atualizações mensais, bimestrais e trimestrais, conforme a órbita dos astros.
Neste mês de fevereiro o Planetário do Ibirapuera vai funcionar de terça a domingo, além de feriados, com sessões às 10h, 12h, 15h e 17h, cada uma com 40 minutos de duração. A entrada é gratuita e serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência de cada apresentação. Também haverá sessões para escolas. A classificação etária é cinco anos.