Em cerimônia realizada no último dia 25, no Palácio das Convenções do Anhembi, o prefeito Fernando Haddad (PT) deu posse aos 1.113 eleitos para o segundo mandato do Conselho Participativo Municipal, no biênio 2016-2017. O colegiado é um organismo autônomo da sociedade civil, com o dever de fiscalizar, acompanhar as ações das 32 subprefeituras da capital e apresentar as demandas, necessidades e prioridades da população na área de sua abrangência.
Os novos conselheiros foram escolhidos em 6 de dezembro, em pleito que contou com a participação de 42 mil eleitores paulistanos. Esse segundo mandato conta com, no mínimo, 50% de mulheres, conforme lei sancionada pelo prefeito. Os imigrantes também têm pelo menos uma cadeira garantida em cada subprefeitura.
Medalha 25 de janeiro
Aproveitando a ocasião do aniversário de São Paulo, a Prefeitura também homenageou na mesma solenidade três profissionais talentosos que contribuíram para história da cidade: a cantora e compositora Leci Brandão, a escritora Lygia Fagundes Telles e o desenhista e cartunista Mauricio de Sousa. Eles receberam a Medalha 25 de Janeiro.
“Nem todos nasceram aqui, mas escolheram São Paulo para viver. Isso é tão mais importante do que ter nascido aqui porque, como diz o jargão popular, essa é a cidade dos mil povos, que acolhe gente do mundo inteiro”, disse Haddad ao entregar a honraria aos três agraciados.
Composição nas subprefeituras locais
Vila Prudente
A Subprefeitura de Vila Prudente (SUB-VP) teve 42 candidatos nas eleições de 6 de dezembro. No distrito do São Lucas o mais votado foi Gilberto de Souza Macedo com 144 indicações nas urnas. Também se elegeram (por ordem de votação): Fernando Loureiro Coelho; Georgina Helena de Freitas; Orien Tateshita; Gian Hiller Pisano; Adriana Ramos Mateus; Maria Gomes da Costa; Marcos Oliveira Batista; Dalva de Oliveira; Elaine Maria de Santa Ana; Vanderlei José Novaes; Marcello Rojas Martini; Kelly Gomes de Lima e Aparecida da Silva. Haverá três suplentes.
Pelo distrito de Vila Prudente a mais votada foi Maria Aparecida Giacomin com 113 votos. Também vão compor o Conselho local: Lucineide Santana de Souza; Angela Maria da Silva; Aleksander Santana Ribeiro; Apolinário Carvalho de Souza; Marlene Arroyo Terçariol; Sérgio Nascimento; Osmar Lemes dos Santos; Antonio Zanon e Luciana Jacob Brito. O distrito contará com 11 suplentes. Para a vaga de imigrante foi eleita Geraldine Challe.
Subprefeitura Mooca
Pela Subprefeitura Mooca (SUB-MO) foram 69 candidatos disputando vagas nos distritos de Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.
Na Água Rasa o mais votado foi Rogério Valdeci de Lima com 119 votos. Também se elegeram (por ordem de votação): Rafael Eduardo Passos Arantes; Gerson Clemente Guarino; Luciene Maria da Silva; Josefina Maria Pereira; Yara Falcone dos Santos; Laurindo Ferraz Fernandes e Vera Lucia dos Santos.
No distrito da Mooca o mais votado foi Rafael Falanga com 134 votos. Os demais eleitos são: Igor Stainoff; José Romildo da Silva; Suely Lopes; Victor Ramalhoso Guerreiro, Samara Santos Hora, Antonia Maria Costa Silva e Maria Isabel Calipo.
O Conselho Participativo da Subprefeitura Mooca contará com mais 24 integrantes dos distritos do Belém, Brás, Pari e Tatuapé. Para as cadeiras de imigrantes foram eleitos: Adame Konate e Sonia Apaza de Velasquez.