Desde 21 de dezembro foi ampliado o funcionamento da Linha 15 – Prata do monotrilho. Agora a operação diária é das 6h às 20h, mas continua o sistema vaivém do mesmo trem entre as estações Vila Prudente e Oratório.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô não deu previsão de quando a Linha 15 atenderá os usuários no mesmo horário da Linha 2-Verde, com a qual faz integração e que funciona das 4h40 à 0h07 de domingo a sexta e das 4h40 à 1h aos sábados. Quando questionados, funcionários das estações do monotrilho informam aos passageiros que a mudança para o período integral pode acontecer no próximo dia 25 e que também passariam a ser utilizados os dois sentidos de trilhos, diminuindo o tempo de espera na plataforma.
Este é o primeiro monotrilho do Brasil. Os trens, que têm sete carros e capacidade para mil passageiros, operam de modo totalmente automático e trafegam a 15 metros de altura.
No entanto o novo sistema de transporte vem apresentando uma série de problemas e atrasos desde o início das obras em 2009. As duas únicas estações entregues foram abertas parcialmente ao público em agosto de 2014 e somente um ano depois, foi iniciada a operação comercial, com cobrança de tarifa, e os trens circulando das 7h às 19h.
De acordo com o Metrô, desde o início da operação comercial, o monotrilho já transportou cerca de 800 mil usuários. Diariamente, uma média de 8,8 mil passageiros circulam pela linha, que tem capacidade para transportar até 48 mil usuários por hora/sentido.
E quando esse monotrilho ira funcionar o dia todo, por mais que seja apenas uma estação, se ganha tempo para aquele trajeto.
DIa 25 operação integral? Ótimo! Discordo do colega Paulo santos, a estrutura do monotrilho é vazada e o trem é silencioso. Difícil querer comparar com o minhocão. Tinha dúvidas quanto ao monotrilho, pelo que vi, em todos esses dias que andei, é um ótimo meio de transporte, ganhou a minha confiança.