O cenário entre as ruas São Maximiano, Gopiara, Caxiuna e parte da avenida Adutora do Rio Claro, na Santa Clara, não é mais o mesmo. A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) iniciou a demolição dos imóveis desapropriados para a construção da estação Água Rasa, que faz parte do plano de expansão da Linha 2 – Verde.
As demolições começaram pelo quarteirão entre as avenidas Sapopemba e Adutora do Rio Claro, onde cerca de 10 imóveis foram derrubados. Segundo vizinhos que não tiveram suas casas afetadas pelas desapropriações, o Metrô comunicou que uma área de 16 mil m² deve estar limpa até o final de dezembro.
Questionado pela Folha, o Metrô informou que está realizando os projetos executivos e continua o processo para as desapropriações iniciais necessárias para as obras de extensão da Linha 2, da Vila Prudente até a Dutra.
A Companhia acrescentou que a implantação está dividida em duas fases, sendo que a primeira vai de Vila Prudente à Penha, e a segunda da Penha à Dutra. Foi ressaltado ainda que a ampliação vai acrescentar 14,4 km e 13 novas estações à linha e, quando completa, a Linha 2 transportará cerca de 1 milhão de usuários/dia a mais, chegando a 1.519440 usuários/dia.
O custo estimado para todo este empreendimento, incluindo obras civis, compra de trens e sistemas, é de R$ 11 bilhões.
Olha o planejamento larga o monotrilho e começa outra obra para ficar parada na metade , o dinheiro e nosso não deles então tanto faz
O financiamento é do banco mundial, vamos pagar o juros absurdo estamos pagando e daqui a 100 anos estará pronto e depois vamos entregar a alguma concessionária.
Mas fica tranquilo que surgirá algum impedimento técnico que vai deixar a obra mais cara por incompetência do geógrafo e engenheiro.
Ou vai morrer alguém e vão paralisar a obra igual a linha amarela * que só voltou depois de anos e não está completa ainda ou linha laranja monotrilho.
Traz algum engenheiro chinês ou japonês pelo amor de Deus, lá eles sabem fazer trilhos na China tem 20 anos e tem 2 mil km a malha de trilhos aqui não passa de 70km.
Tomará que está fase da obra de expansão da linha 2 verde, fique logo pronta.
Só acho que o nome da estação não é adequado, pois aí não é e nunca foi Água Rasa, mas Vila Santa Clara, subdistrito de Vila Prudente.
Então o nome correto, deveria ser estação Santa Clara.
Continuando o comentário do Sr. Paulo Santos, o nome escolhido pelo Metro para a futura estação no bairro da Santa Clara não está incorreto por ser Água Rasa, porque perante a divisão administrativa da PMSP, o local dessa futura estação está dentro o distrito da Água Rasa, que por ora não tem subprefeitura é “mal” administrado pela subprefeitura do distrito da Mooca.
Mas convenhamos, sr. Marcelo. Essa divisão que a prefeitura fez da cidade em 96 distritos, foi mal planejada.
Veja bem, foi um trabalho feito somente por 6 pessoas, elas é que determinaram as divisas e limites entre os bairros. a prefeitura sancionou a nova divisão administrativa da cidade, em 1992, na gestão Erundina.
Até então, a prefeitura adotava a mesma divisão usada pelo Governo do Estado, que divide a cidade em subdistritos, e alguns distritos, sendo todos sedes de registro civil das pessoas naturais.
A divisão estadual, é antiquíssima, e sem dúvidas a mais correta, pois respeita a história geográfica dos bairros, o que não ocorre na atual divisão municipal. Tanto é, que existem projetos parados na Câmara Municipal, que visam modificar a lei municipal, de 1992.
Não vejo a hora do metro fica pronto, porque as casa desapropriadas e ainda não demolidas estão sem nenhuma segurança, já roubaram até os portões de alumínio provavelmente para venda, anda pela rua que nem portão tem. Não sinto segura em anda por essas ruas.