A sexta-feira, 4 de setembro, não será de boas recordações aos comerciantes da avenida Zelina. Nessa data, véspera de feriado prolongado da Independência do Brasil, a AES Eletropaulo cortou o fornecimento de energia elétrica por volta das 9h30 e só foi reestabelecido perto das 18h. Nesse período, funcionários da concessionária realizaram trabalho de manutenção com a troca de fiações na avenida Zelina, entre a rua Tamuanas e a praça República Lituana.
Sem energia elétrica ao longo do dia, comerciantes contabilizaram prejuízos em seus estabelecimentos. “Com a interrupção da energia, as bombas não funcionavam e não havia como abastecer os veículos”, conta o proprietário do posto de combustível Márcio Franco. “É o dia de maior movimento, pois muitos clientes iriam viajar e outros de empresas conveniadas deixaram de encher os tanques. O que me deixa indignado é que nenhum comerciante recebeu qualquer aviso da interrupção”.
A falta de comunicação é confirmada pelo dono de um pet shop também situado na avenida, Danilo Brevileri Benedito. “Não recebi aviso do corte por parte da Eletropaulo”, comentou. “Deixei de realizar cerca de 50 banhos em animais. Toda loja necessita de energia, desde a ducha de água quente até o secador”.
O clima de feriado foi antecipado. Até mesmo as seis agências bancárias tiveram seus atendimentos paralisados. “O pessoal estava revoltado e soltando fogo pelas narinas”, disse o dono de lanchonete Reginaldo Pindaíba, conhecido como Amoroso. “Para resolver as pendências bancárias o jeito era se deslocar para a Vila Prudente ou Vila Alpina”.
Para ele, a AES Eletropaulo agiu com falta de respeito ao não notificar os comerciantes e também não houve bom senso. “Por que não realizaram o serviço de manutenção no domingo ou no próprio feriado de segunda-feira, dia 7, quando grande parte do comércio estaria fechado e não seria prejudicado?”, questionou.
A Folha cobrou o posicionamento da AES Eletropaulo diversas vezes nesta semana, questionando inclusive se a concessionária não leva em conta, na hora de agendar o serviço, o prejuízo que causará aos clientes que ficarão sem energia por tanto tempo em pleno dia útil. Mas, não houve resposta.