Decorrido pouco mais de um mês da vistoria realizada na Rua dos Crépis, Vila Bela, uma comissão de moradores foi recebida em reunião na terça-feira, dia 5, pelo subprefeito de Vila Prudente, José de Deus Alencar. O assunto foi a retomada do processo de licitação das obras. A empresa vencedora foi anunciada no Diário Oficial do Município em 5 de dezembro passado, mas as obras não foram iniciadas.
As intervenções previstas na licitação são obras de drenagem com a eliminação das áreas de riscos tanto na Rua dos Crépis como na Rua Cobéias, construção de galerias para escoamento de águas pluviais, pavimentação e passeio público. O valor dessas obras na licitação foi de R$ 869 mil.
De acordo com o subprefeito o projeto de execução não contempla obras para acabar com os riscos de desmoronamento, mas somente a pavimentação e a drenagem. Essa informação foi contestada pelos moradores. Eles mostraram existência de um projeto geotécnico elaborado em 2013 por uma empresa especializada e está incluso na execução. “A empresa vencedora alegou verbalmente que esse valor não é suficiente para todas as intervenções”, disse José de Deus. “De qualquer forma estamos em tratativas com a Secretaria de Infraestrutura (Siurb) para liberar a verba que foi congelada no final do ano passado. Essa liberação deverá ocorrer em até dez dias”.
Após diversas ponderações de parte a parte ficou acordado que tão logo seja anunciada a liberação da verba, a empresa vencedora será chamada para tomar uma posição definitiva. “Se não concordar com os termos do contrato, a empresa deve assinar um termo de desistência da obra”, acrescentou José de Deus. Ainda, conforme consenso entre os presentes, a empresa segunda colocada na licitação será convocada para assumir o projeto de execução, se a vencedora desistir.
“Essa é a última oportunidade para cumprir o compromisso firmado pela Subprefeitura há dois anos com a comunidade da Rua dos Crépis”, comentou Alvaro de Abreu assessor e representante da vereadora Juliana Cardoso. “Eventual reajuste no valor da obra reivindicada pela empreiteira vencedora tem que ser feito conforme tabela oficial da Prefeitura (Edif)”, afirmou. “Sabemos que houve contingenciamento de verbas em toda Prefeitura no fim do ano passado, mas não podemos desistir”.
Histórico
Moradores da Rua dos Crépis aguardam com expectativa as obras que vão tirar do papel as melhorias reivindicadas há mais de 50 anos. O prefeito Fernando Haddad (PT) publicou decreto em agosto do ano passado destinando verba de R$ 879.408,98 para a retirada de entulho, eliminação da área de risco com a contenção da encosta, construção de galerias de águas pluviais, além da pavimentação da via.
A Rua dos Crepis, travessa da Rua Ipoméias, tinha existência somente nos antigos guias de ruas. Em janeiro de 2010, após forte chuva o local sofreu grande deslizamento de terra. Desde então, moradores cobravam insistentemente da Prefeitura a execução das obras em audiências públicas. Em 2013 obra virou prioridade da ex- subprefeita de Vila Prudente, Patrícia Saran, quando foi contratada empresa para elaborar o projeto geotécnico.
Há quatro anos, uma grande parte das residências está sem acesso devido ao desmoronamento de terra. “Todos pagam IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por uma rua que não existe”, comenta o aposentado Odair Sanches. Desde a década de 80 ele luta junto com os moradores pelas melhorias.