As composições da Linha 15-Prata do monotrilho contam com sete carros, 86 metros de comprimento e 3,13 metros de largura. Durante a entrega parcial do transporte no último sábado, dia 30, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, destacou que os vagões são mais espaçosos que os do metrô convencional. “São 25 centímetros mais largos. Os vagões do metrô têm 2,90”, comparou.
Fernandes ressaltou também que como o transporte funciona em via elevada, os vagões ganharam grandes janelas para os passageiros acompanharem a paisagem e terem uma viagem mais agradável.
Os carros são feitos com liga de alumínio e o desenho aerodinâmico foi inspirado no conceito construtivo de aeronaves, segundo o Metrô. Os trens possuem tração elétrica e sustentação por pneus, se deslocam sobre vigas de 69 centrímetros de largura. A velocidade comercial mínima será de 35km/h e a máxima de 80 km/h.
Os trens contam com sistema de ar condicionado, salão de passageiros contínuo e interligação entre os carros. Por outro lado, há bem menos cadeiras do que numa composição do metrô. “É uma tendência mundial os transportes urbanos terem menos assentos, em torno de 12 a 15% do espaço dos vagões”. comentou o secretário.
A operação é totalmente automática, não requer a presença de operador nos veículos, e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real.