Desde 26 de junho no comando da Subprefeitura de Vila Prudente, Marcello Rinaldi, 47 anos, conversou com a reportagem da Folha sobre as primeiras impressões da região e seus planos de trabalho na unidade. Formado em História, com pós-graduação em Direito Educacional, o subprefeito, que reside na Zona Norte, é professor titular da rede municipal de educação, servidor público há 25 anos e por uma década dirigiu a Delegacia de Ensino Sul. Antes de assumir a Subprefeitura, trabalhava como assessor da Comissão de Constituição e Justiça na Câmara Municipal de São Paulo. Rinaldi acredita que a experiência na área educacional poderá auxiliar no novo cargo.
“Fui delegado de ensino em uma área que abrangia Campo Limpo e M’Boi Mirim, além da favela de Paraisópolis, que conta com 80 mil pessoas. Lá, era responsável por 460 escolas, somando cerca de 9 mil funcionários, entre professores, diretores, agentes de limpeza, entre outros. A Delegacia de Ensino Sul fica em um local muito carente da cidade, com muitas necessidades, principalmente na questão de ensino. Foi um grande aprendizado em um cargo administrativo, que irá colaborar neste novo desafio”, destacou Rinaldi.
O subprefeito falou também sobre seu primeiro contato com a população dos distritos de Vila Prudente e São Lucas. “Aqui encontrei uma comunidade muito organizada, com índices sociais e de qualidade de vida superiores aos da média da cidade, o que me surpreendeu positivamente. E esta situação faz com que os munícipes sejam mais exigentes e cobrem mais da administração pública. Vamos trabalhar para identificar quais são estas necessidades dos moradores e atendê-las. A princípio, levantei que as principais reclamações na Praça de Atendimento da Subprefeitura são referentes ao recapeamento e a melhoria na limpeza urbana. Na questão das vias que irão receber novo asfalto, vou pressionar a Secretaria (de Coordenação das Subprefeituras) para aumentar o número de ruas atendidas na região. Já sobre a limpeza, o que cabe a nós é intensificar esse serviço, cobrando maior eficiência das empresas contratadas, tanto no recolhimento de lixo como na varrição, e se não atendido o pedido, rever os contratos”. O novo subprefeito não comentou sobre os diversos pontos viciados de descarte clandestino de lixo e entulho que existem na região.
Questionado sobre sua indicação para o cargo, Rinaldi afirmou que foi um convite do próprio prefeito. “O (Fernando) Haddad foi quem me chamou para assumir esse compromisso. Senti que tinha condições, capacidade e aceitei o desafio. O pedido do prefeito é que as subprefeituras aumentem a gama de serviços prestados. Como assuntos relacionados à saúde e educação. Hoje em dia as pessoas precisam se locomover para locais distantes para tratar de casos destas áreas diretamente com as secretarias. A intenção é que as subprefeituras também possam fazer este atendimento, tendo mais liberdade para tomar decisões”, completou.
Círculo de Trabalhadores
Na última terça-feira, dia 29, o subprefeito esteve no Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente para conhecer o trabalho da entidade social “É uma organização muito séria e importante para a região. É sempre bom termos um contato direto com este tipo de entidade, que colabora tanto com os moradores do bairro”, afirmou Rinaldi, que finalizou destacando que está disposto a ouvir a comunidade. “Estou aberto a receber as reivindicações e trabalhar, dentro das minhas possibilidades, para tentar colaborar”.