Na noite da quarta-feira, dia 5, um ônibus da linha 311C/10 – São Lucas/Bom Retiro, da empresa Via Sul, que estava estacionado no ponto final da praça São Lucas, perdeu o freio e despencou em direção a rua Deputado Menezes Cortes, onde atingiu três casas e dois veículos. Ninguém ficou ferido. Essa é, pelo menos, a quarta vez que o fato se repete no trecho. O último dos acidentes aconteceu em agosto de 2010, quando um coletivo da mesma linha colidiu contra a residência de número 140, da moradora Nanci Barbosa Marques, que novamente teve o imóvel danificado pelo acidente desta semana.
“Minha casa não foi atingida em cheio, mas afetou as colunas. Foi por volta das 22h, eu estava sentada na calçada com uma amiga e quando vi, o ônibus vinha em nossa direção. Consegui sair para o lado e puxar a minha amiga, mas, foi Deus que fez o coletivo virar e não nos atropelar. Não gosto nem de lembrar”, comenta Nanci, que reside no local há 33 anos.
Moradores do imóvel de número 130, que foi invadido pelo ônibus, ficaram mais de 11 horas presos dentro de casa, sem luz e sem água. “O coletivo derrubou o portão, entrou no quintal e bateu nas duas vans que lá estavam estacionadas, destruindo completamente a perua escolar da minha vizinha. Como o ônibus bloqueou a saída, quebrou encanamento e a luz precisou ser desligada, ficamos até a manhã de hoje presos no escuro e sem água. Só conseguimos sair por volta das 9h30, com a ajuda da PM”, destacou a moradora Angelina Ferraz Vianna.
A Via Sul se comprometeu a pagar todas as despesas e a reformar as residências atingidas, entretanto, os moradores já estão cansados dessa situação e querem que o ponto final seja removido da praça. “É a quarta vez que um acidente assim acontece. Não aguentamos mais. Eles falam que os coletivos perderam o freio, o que em si já é um absurdo, já que seria problema na manutenção. Mas o que vemos é que os motoristas não prestam atenção na hora de estacionar e esquecem de esterçar as rodas e puxar o freio direito. Esse ponto tem que sair daqui antes que alguém acabe morrendo”, ressaltou Nanci.
vamos fica mais atentos motorista ao descer do ônibus verificar antes de descer se esta tudo correto, uma vida vale muito mais do que qualquer ônibus desse, um bom que graças a deus ninguém ficou ferido.