Neste domingo, dia 2, uma das igrejas mais tradicionais de São Paulo, a Paróquia de San Gennaro, completa 100 anos de fundação. Para comemorar a data, o pároco Claudiomiro Bispo preparou algumas missas solenes e eventos sociais. As celebrações começaram ontem e prosseguem até domingo.
Esta programada para hoje, às 20h, a celebração em intenção às famílias da paróquia. Amanhã, às 8h30, acontece a oração das mil Ave Marias e às 16h a missa das pastorais e serviços. No domingo, dia do aniversário, ocorre a missa de Ação de Graça, às 10h. A cerimônia contará com a apresentação do Coral dos Arautos do Evangelho e terá queima de fogos. Após a celebração, haverá uma macarronada comunitária para os presentes, que será servida no salão da igreja. A tarde, às 18h, acontece outra missa em intenção ao centenário.
História
Fundada no dia 2 de fevereiro de
A igreja ficou ainda mais conhecida pela realização da Festa de San Gennaro, que se tornou um dos eventos de rua mais populares de São Paulo e faz parte inclusive do calendário oficial da cidade. Este ano a festa, que acontece em setembro, estará na 41ª edição.
Paróquia de San Gennaro: na rua da Mooca, 950 – telefone: 3209-0089.
A dedicação de um sacristão
Ao falar da Paróquia de San Gennaro não tem como deixar de citar Miguel Eduardo Dias, de 71 anos. Há três anos ele se tornou o sacristão da paróquia – cuida da organização do altar para a celebração das missas, além de auxiliar nos serviços da secretaria. No entanto, a sua dedicação à igreja vem de muito tempo atrás. Há 60 anos ele presta serviços voluntários dentro da paróquia, exercendo várias atividades. Ele já atuou na Cruzada Eucarística, é catequista e também ministro extraordinário da sagrada comunhão. “Sou como um síndico da San Gennaro. Exerço essa função com muito orgulho e prazer. Me faz muito bem”, declara.