Em outubro de 2013, na última visita oficial do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao Pátio Oratório da Linha 15-Prata do monotrilho, a Folha indagou o secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, sobre a informação passada por funcionários da obra de que a inauguração do transporte sofreria novo atraso e, o primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, funcionaria apenas por volta do mês de abril. Na ocasião, Fernandes foi taxativo ao afirmar que a notícia não procedia. “Os funcionários devem ter se confundido. A obra do Pátio continuará, mas o transporte vai ser inaugurado em janeiro. Eu garanto isso”. O prazo também foi confirmado pelo próprio governador. “Em novembro começamos os testes na linha e em janeiro inauguramos”, comentou Alckmin.
Entretanto, como já ressaltado pelo jornal em dezembro, em matéria com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), membro da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa, o funcionamento do monotrilho entre as estações Vila Prudente e Oratório sofreu novo atraso. Nesta semana, a Companhia de Engenharia do Metropolitano de São Paulo – Metrô confirmou à Folha que a inauguração do transporte ficou para março.
Com a nova mudança, o monotrilho deve começar a funcionar comercialmente apenas em junho, já que como informado pelo governador em outubro, o transporte será inaugurado e poderá funcionar por até 90 dias em Operação Assistida, quando funciona apenas em horários específicos, sem a cobrança de tarifa. Somente depois deste período de testes é que o monotrilho funcionará no mesmo horário do Metrô, de segunda a domingo, das 4h40 à 0h.
Ainda de acordo com a Companhia, as outras datas previstas para o funcionamento do transporte seguem inalteradas: a previsão é que toda a extensão da Linha 15 – Prata, do Ipiranga até a Cidade Tiradentes, estará finalizada entre 2016 e 2017.
Secretário realiza viagem experimental
Na manhã de hoje, o secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, realizou, acompanhado da imprensa, uma viagem experimental no primeiro trem do monotrilho, no percurso entre o Pátio e a estação Oratório. Na ocasião Fernandes confirmou a inauguração para março. “O monotrilho começará a funcionar em Operação Assistida no final de março e ficará assim por entre 30 e 60 dias, no máximo 90. A operação comercial deve entrar em vigor em maio, no mais tardar junho”, comentou o secretário.
A matéria completa sobre a viagem experimental sairá na próxima edição da Folha.
Primeira previsão de entrega foi dezembro de 2010
Com o novo prazo estipulado pelo Metrô para a inauguração do monotrilho entre as estações Vila Prudente e Oratório, o atraso da inauguração da Linha 15 – Prata já soma 39 meses. Em novembro de 2009, com as obras já em andamento na avenida Anhaia Mello, o então governador José Serra (PSDB) anunciou que o trecho do monotrilho entre as estações Vila Prudente e Oratório seria inaugurado em dezembro de 2010.
Entretanto, após algumas mudanças no projeto, o prazo de entrega mudou para o final do primeiro semestre de 2012. Uma nova alteração do projeto, desta vez na estrutura da estação Vila Prudente, que aumentou de tamanho para receber também um terminal de ônibus, empurrou a inauguração para o segundo semestre de 2013. Entretanto, em julho de 2013 o governador Geraldo Alckmin (PSDB) divulgou que a operação da Linha 15 começaria em janeiro de 2014. Prazo que, mais uma vez, não foi cumprido.
Trem sofre colisão durante testes
No último dia 27, durante testes da Linha 15 – Prata, o primeiro trem do monotrilho se chocou com um molde de madeira fixado para o acabamento das obras no caminho entre o Pátio e a estação Oratório, sofrendo uma avaria na proteção inferior do veículo. Devido ao acidente, o trem ficou estacionado até a manhã do dia 28 na estação Oratório.
De acordo com nota da assessoria da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô na ocasião, os danos foram pequenos, pois o veículo circulava a 4 km/h, e a parte do trem afetada é substituível e os reparos seriam feitos imediatamente, não afetando a realização de novos testes.
Pilares são pichados na Anhaia Mello
Em novembro a Folha ressaltou que o canteiro central da avenida Anhaia Mello, que abriga o monotrilho, estava sem segurança alguma, com tapumes derrubados e descartes constantes de entulho no local. Na ocasião, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô destacou que o local não estava abandonado e que cobraria das autoridades policiais e do consórcio responsável pela obra maior vigilância para evitar qualquer tipo de crime no canteiro.
Entretanto, no final do ano passado, cinco pilares do monotrilho na avenida, entre as ruas Francisco Polito e Pinheiro Guimarães, foram pichados. Questionado, o Metrô destacou que os equipamentos serão limpos e receberão aplicação de um verniz antipichação para evitar novas danificações deste tipo. O órgão ainda ressaltou que vem fazendo um trabalho de conscientização em escolas da região sobre os danos das pichações e que também realiza oficinas de grafite com a comunidade.
Burrice, incompetência, oportunismo com eleições. Essa obra completa está com cara de 2022.
Dizem que demora menos que metro mas aqui no Brasil é a mesma incompetência ambas as obras. Tudo é mais caro e demora mais …
Enquanto não houver igualdade de direitos e financiamento publico de campanha, com tempo de televisão igual, eleição independente de partido nosso Brasil terá a mesma cara sempre essa bagunça e a isso gera o caos e dá lucro a oportunistas …
Alguém poderia me dizer qual era a data original da entrega desta obra ???
Quando teremos a obra totalmente finalizada ???
Na minha opinião, a cada atraso de obra, os políticos que prometeram e não cumpriram, deveriam ser punidos de alguma forma ???