Aproveitando a viagem do marido – o presidente da França, François Hollande, ao Brasil, a primeira-dama Valérie Trierweiler visitou na manhã do último dia 13, o projeto social da associação franco-brasileira Arca do Saber e do Centro Cultural de Vila Prudente, que funciona dentro da Favela de Vila Prudente.
O programa acolhe cerca de 120 crianças por meio período e oferece diversas atividades, entre as quais, aulas de língua francesa. Na parte da manhã são atendidas crianças de 6 a 10 anos e à tarde de 11 a 15 anos. Os cursos são ministrados por três professores que contam com o apoio de 30 voluntários.
Durante a visita, Valérie Trierweiler participou de um curso de leitura e mediação cultural, de uma aula de francês e assistiu a uma apresentação de capoeira, onde, incentivada pelos alunos, arriscou uns passos de samba. Bem-humorada, a primeira-ministra ainda respondeu as perguntas ingênuas feitas pelas crianças, como: Qual sua profissão? Qual o seu carro? Quantos anos você tem?
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo Valérie Trierweiler se mostrou bastante emocionada com a visita. “Eu mesma não nasci em um bairro favorecido. Não era uma favela, mas, acho importante dizer a essas crianças que tudo é possível, para elas nunca desistirem”.
Para mais informações sobre o projeto acesse www.arcadosaber.org
Boa Tarde.
Fico feliz em esta lendo uma reportagem desta valia , pois sou um homem que não sua infância morou na comunidade , hoje moro em outra região mas tenho saudades e fico emocionado quando vejo estas reportagens , momentos felizes , onde aprendi muito e como muitos não partimos para o lado errado , e fico feliz duplamente pois a Diretora deste projeto que aparece na 1º foto é minha amiga de infância e hoje toca um projeto desta grandeza , parabéns Joelma só quem te conhece sabe o que você é merecedora.