Até abril passado, a previsão da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô era colocar o trecho inicial do monotrilho –
A obra do monotrilho soma, até o momento, mais de dois anos e meio de atraso em relação ao prazo dado pelo então governador José Serra (PSDB), na ocasião do anúncio do início dos trabalhos na Anhaia Mello. Serra afirmou que o trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório seria inaugurado no final de 2010.
Três meses atrás, a Folha esteve no Metrô, quando conversou com o gerente da Linha 15-Prata, Paulo Sérgio Meca, e o chefe do Departamento de Obra Civil do empreendimento, José Arapoty Prochno, e o cronograma previa que o monotrilho começaria a operar comercialmente em abril de 2014, mas, a partir de dezembro deste ano seria iniciada a chamada operação assistida, quando passa a atender a população em horários reduzidos, sem cobrança de tarifa – semelhante ao que ocorreu na inauguração da estação Vila Prudente do Metrô.
“Estamos falando de um transporte que é novidade no Brasil e com uma capacidade que não existe em nenhum lugar do mundo. Tanto o Metrô como as construtoras envolvidas no projeto desconheciam o sistema, por isso, o ritmo inicial das obras foi lento, até mais do que a gente previu”, explicou o gerente da Linha 15
Desvio de tráfego
Para abrigar a estação Vila Prudente do monotrilho, a avenida Anhaia Mello precisará sofrer desvio permanente do traçado no sentido centro. A mudança estava prevista para ocorrer desde fevereiro e não foi possível por causa da temporada de chuvas. A nova previsão era maio, o que também não ocorreu. A reportagem foi conferir o trabalho nesta semana e constatou que as novas pistas da Anhaia Mello ainda não foram sequer pavimentadas. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, o desvio “deverá ser feito nos próximos dias, após a conclusão do remanejamento dos postes de energia elétrica pelas concessionárias responsáveis”.
Sobre o adiamento do início de funcionamento das estações Vila Prudente e Oratório, o Metrô informou que a nova previsão é janeiro, mas, não informou o motivo do novo atraso.
Obras do Metrô demoraram menos tempo na região
Em novembro de 2009, o então governador José Serra (PSDB) anunciou durante evento no Parque São Lucas, o início das obras do monotrilho na Anhaia Mello. Na ocasião foi divulgado que o trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório ficaria pronto em dezembro de 2010. Porém, com o anúncio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta semana de que o transporte começará a funcionar na região apenas em janeiro de 2014, os 2,4 quilômetros entre as duas paradas levarão quatro anos e dois meses para ficarem prontos.
A duração da obra põe abaixo uma das explicações para a implantação do monotrilho ao invés do metrô, muito questionada pela população na época. O Estado afirmou que a construção do novo transporte seria mais rápida do que a do metrô. Entretanto, as próprias obras na região já provaram o contrário. O trecho do monotrilho entre as estações Vila Prudente e Oratório demorará 50 meses para ser concluído (se for entregue em janeiro mesmo), o equivalente a 58 metros construídos por mês. Já a extensão de 4,3 quilômetros da Linha 2 – Verde do Metrô, entre as paradas Sacomã e Vila Prudente, demorou 32 meses para ser finalizada, o que corresponde a 134 metros/mês.
Governo abre consulta pública da Linha 18
Na manhã de ontem o governador Geraldo Alckmin anunciou a consulta pública ao edital de concessão patrocinada (PPP) para a construção da Linha 18, via monotrilho, que ligará o Tamanduateí a São Bernardo do Campo. Serão investidos aproximadamente R$ 3,5 bilhões na obra, que deve começar em 2014.
De acordo com o Governo, o edital será publicado em setembro e a assinatura do contrato acontecerá em dezembro. O projeto prevê 14,9 km de extensão e 13 estações, saindo da parada Tamanduateí, em São Paulo, e passando por São Caetano do Sul e Santo André até chegar em São Bernardo.
Jornal desinformado, hein! Usem o Google para pesquisar suas matérias. :-*
A duração do 1°trecho 2,4 km + pátio foi lenta pois era inédita no País, o metrô e as construtoras já sabem construir metrô convencional mas não um monotrilho dessa capacidade, somando ainda todos os problemas COMUNS em grandes obras, a Tamanduateí da Linha 2 e a Linha 4 também atrasaram.
Agora vejam quanto tempo está demorando as vias dos + de 10Km restantes e os 8Km da Linha 17 – Ouro, antes que digam das estações, elas são de licitações diferentes e irão ser construídas daqui a poucos meses.
Ser contra o governo tudo bem mas não subestimem nossa inteligência.
Desinformado é você . Se eu fosse o engenheiro responsável e não conseguisse alinhar colunas, colocar para funcionar sensores anti-colisão, e alinhar trilhos pode parar … pede para sair é uma vergonha como tudo oque envolve dinheiro publico, o governo e os três poderes.
se o engenheiro não conseguir lidar com obras paralelas volta a ser técnico .
O que tem haver sensores anti-colisão com o prazo da obra que é o assunto da matéria?
Não sou engenheiro, só um entusiasta de obras e infraestrutura, mas se fosse jamais faria comparações desinformadas e tortas, uma linha de monotrilho de 27km não é a mesma coisa que levantar uma laje ou um galpão, outro nível de exigência e precisão que os 40 anos de experiência em túneis do metrô não servirão de nada.
Sinceramente, com esse preconceito nunca poderá ser um engenheiro.
A explicação foi dada e é bem coerente, se não quer acreditar a culpa é só sua, busquei o conhecimento para que nem governo, povo, sindicatos, jornais me manipulem, também não preciso de frases de efeito nem mostrar sabedoria, dúvidas existe Google para isso.
Esse modal chegou para ficar e a cidade será a vitrine mundial para modais de média capacidade, só temos a ganhar com isso.
Este fórum é ótimo para debater o transporte: http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=3482
Cara, poderia ter durado 10 anos. O que não pode é esses governadores ficarem prometendo estação nova só para fazer campanha. Atrasos de obra acontece, mas atrasar 4 anos é inaceitável.
engraçado em outros paises a contrução sempre e mais rapida do que no Brasil
Excelente reportagem derrubando a justificativa do Metro
p/ a adoção do Monotrilho,que era o menor prazo de implantação…duvido que chegue até São Mateus no prazo estipulado.
Não conseguiram iniciar sequer nenhuma estação deste trecho…o Metro não é capaz de cumprir um único prazo.
O atraso sistemático está no DNA da empresa e o Governador está sendo conivente
É. Ano que vem tem eleição, né? E se antecipar a entrega, estraga a campanha do ano que vem, certo?
atrasos demasiados em obras do metrô e transportes em geral são ao meu ver o principal motivo que desencadeou o desespero de muitos cidadãos nos últimos dias essa demora gera muito sofrimento diário ao povo. 😕
Formação de cartel das empresas é denunciada na linha extensão da linha 2 verde
Para quem não sabe siemens é uma das maiores fornecedoras de sensores de segurança
Para quem não lembra a entrega da estação da vila prudente demorou mais de 1 ano … pq os engenheiros brasileiros não sabiam programar os sensores de um sistema inédito no brasil que iria fazer os trens andarem mais rápido e em menor espaço de tempo… tá de brincadeira, sensor de segurança é colocar testar 24 horas se der problema conserta e testa mais 24 horas.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/07/1310864-empresa-alema-siemens-delata-cartel-em-licitacoes-do-metro-de-sp.shtml
Quer dizer além de colocar 20% a mais as empresas não dão nenhuma ajuda com informações necessárias para os engenheiros brasileiros é piada rssrsrs
O conluio, segundo a apuração, inclui outras sete empresas: TTrans, Tejofran, MGE, TCBR Tecnologia, Temoinsa, Iesa e Serveng-Civilsan.
Eu não pesquisei, mas pelo nome acredito q a mais incompetente deve ser a TCBR tecnologia pois devem ser eles os responsáveis pela parte tecnológica se forem eles ainda são incompetentes ao quadrado pois não pediram uma ajuda para em menos de um ano inaugurar a estação vila prudente, pois eu acho que eles não sabiam instalar os sensores rsrsrsrs piada só no brasil
Jornal VP apurem as informações e verão … eu não jornalista investigativo pois não tenho tempo mas qualquer um vê que tem gato escondido com rabo de fora nesse
monotrilho …
Obra só atrasa por incompetência ou falta de verba ou vontade politica …
😀 😆 😉 😛 :zzz 😮 😡 😕 😮 😥 🙁 😳 :-* 😐 palhaçada esse monotrilho viu todo ano diz que vai e não vai….
As baike e uma alternativa rapida de tranporte
Cade a ciclo faixa que falaram tanto, sem falar das faixas de pedestre todas estao apagadas e as guias rebaixadas.