Na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), a principal crítica da população sobre o serviço de recapeamento era a demora para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) repintar as faixas de sinalização das vias atendidas. No dia 1º de janeiro deste ano, Kassab entregou o cargo para Fernando Haddad (PT), porém, após mais de cinco meses de gestão do petista, a falta de sincronia dos órgãos da Prefeitura continua evidente. O exemplo é a rua Costa Barros, que há cerca de um mês teve metade da sua extensão recapeada, entretanto, segue sem sinalização.
“Essa situação é um perigo. Muitos motoristas parecem não ter a noção de onde acaba uma pista e começa outra. O risco de acidentes é evidente. Sem falar nos pedestres que já sofrem para atravessar nas faixas e que sem elas são obrigados a se aventurarem para realizar a travessia”, comenta o morador Heitor Augusto dos Santos.
Quem também reclama é o comerciante Otacílio Queiroz, ressaltando também a retirada das lombadas. “Este trecho da via que foi recapeado não conta com nenhum inibidor eletrônico de velocidade, mas tem inúmeros condomínios residenciais. O que ajudava na travessia e na diminuição de velocidade dos veículos eram as lombadas. Só que ainda não foram repostas. Os motoristas estão se aproveitando disso e, principalmente à noite e de madrugada, passam muito acima do limite permitido na via (40 km/h)”, destaca Queiroz.
Lombada pela metade
Outro problema apontado pela população é que em alguns trechos a via foi raspada, mas não recebeu o novo asfalto. “Acho que o recapeamento deveria ser feito com a empresa responsável pelo serviço e a CET trabalhando em conjunto, para proibir o estacionamento no local. Esta via tem muitos prédios, então sempre tem carro estacionado. Os trabalhos foram finalizados, ninguém apareceu mais e perto da sarjeta muitos trechos estão sem asfalto. Sem falar que em um local deixaram para trás um pedaço da lombada, que não devem ter conseguido raspar por conta de algum carro parado. É uma vergonha”, completa a moradora Jenifer Moura Ioti.
A reportagem questionou a CET sobre a falta de sinalização na via, mas até o fechamento desta edição o órgão não se pronunciou. A Folha também vem indagando, há cerca de um mês, a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras sobre o serviço na Costa Barros e ainda não recebeu uma resposta.
Por conta do recapeamento, e a retirada das lombadas, ja ocorreram 2 acidentes graves em menos de uma semana em frente ao vitoria parque, se não forem tomadas as devidas previdencias haverao vitimas fatais.
Boa noite.Concordo com todas as colocações citadas nesta reportagem,acrescentaria que além da falta de consideração com os motoristas,deve-se citar também a falta de consideração com os pedestres,pois foram deixados vários “montes” de detritos de asfalto na calçada e pedaços grandes ( de asfato) que foram removidos por moradores do bairro.
Outro problema no trecho que ninguém comentou é o abandono de carros velhos na via, só eu contei mais de 6 carros, antes do recapeamento, agora existe um Fiat que continua no local a meses, próximo onde ficava uma lombada do lado ímpar da via…..cadê a Prefeitura????
Para contabilizar mas 3 acidentes na costa barros entre sexta feira e ontem, acho q a lombada eletronica esta no lugar errado, não sei se morreu alguem , mas esta por acontecer