Há três semanas a Folha mostrou a péssima condição do asfalto na avenida Anhaia Mello, que necessita de recapeamento. Como resposta, a Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba destacou que tinha conhecimento da situação da via, mas que o serviço não será realizado enquanto as obras do monotrilho não forem encerradas. Entretanto, basta dar uma volta pela região para perceber que outras avenidas e ruas – que não estão interditadas por conta de obras – também necessitam há muito tempo de um recape.
Um destes casos é o da avenida Adutora do Rio Claro, na Santa Clara. O asfalto da via, principalmente no sentido Centro, está em péssimas condições. Buracos, ondulações e afundamentos dificultam a vida dos motoristas, que cobram há anos que a Prefeitura faça o recapeamento.
“Esta avenida serve de ligação da avenida Sapopemba entre a parte da Água Rasa e a da Santa Clara, também é acesso para a avenida Salim Farah Maluf e para a Vila Prudente, pela rua do Orfanato. É muito utilizada, porém, parece que os funcionários da Prefeitura não passam por aqui. Se passassem, já teriam arrumado esse asfalto”, comenta o comerciante Clayton Araújo Dias.
Já a moradora do bairro, Janete Cleidir Pontes, aponta o aumento do trânsito como o responsável pela situação. “Com a Anhaia Mello inteira em obras e a Salim Farah Maluf sempre congestionada, os motoristas acabam usando a via como rota de fuga. O número de caminhões aumenta todo dia. Com isso, o asfalto está cedendo e novos buracos aparecem diariamente”, destaca Janete.
Outra questão levantada pela população é que vias próximas, de menor fluxo, foram recapeadas recentemente, enquanto a avenida Adutora do Rio Claro não recebe o serviço há anos. “Boa parte das ruas que ficam entre a Abel Ferreira e a Adutora passaram por recape nos últimos dois anos. Qual o critério para a escolha das vias que receberão o serviço? As ruas recapeadas na região contam com um trânsito pequeno, quase inexistente comparado com o da Adutora. Será que não existe um favorecimento político ou de interesses na escolha?”, ressalta o professor Jair Lourenço de Freitas.
A reportagem questionou a Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba sobre a situação da via, mas o órgão não se pronunciou até o fechamento desta edição.
Sapopemba
Ainda na Santa Clara, próximo da avenida Adutora do Rio Claro, o asfalto na altura do número 2.650 da avenida Sapopemba também está em situação lastimável. No trecho em questão o maior problema são as ondulações na pista. “Você passa com o carro como se estivesse em um pula-pula. Se andar acima de
A Subprefeitura Mooca informou que já programou os serviços de tapa- buracos para serem realizados na avenida Sapopemba, no trecho sob sua jurisdição. Em relação ao recapeamento, o órgão destacou que a solicitação foi encaminhada à SPUA- Superintendência de Usinas de Asfalto, responsável pela execução das obras, para que o mesmo faça a vistoria, a análise e o planejamento.
Se fosse só isso as Avenidas Sapopemba, Anhaia Mello, Vila Ema, Oratório a Avenida Sapopemba na divisa com Ribeirão Pires quase não tem asfalto iluminação só as das estrelas e quando não esta nublado o tempo.
Rua q moro começa fica atraz da antiga padaria Amália,esperava q ela fosse recapeada ,como outras aqui q recaperam,Eu moro na rua Antônio Bitencourt ,seria muito bom se recapeassem q está toda emendada ,e fora algum trecho da rua q esburacada,ela começa na rua Marius ,e termina na Dr.Murai,ficaria grata se ela fosse recapeada,obrigado!!