Na manhã da última quarta-feira, dia 10, a convite da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, a equipe da Folha visitou as obras da Linha 15- Prata do monotrilho. O roteiro começou no canteiro da estação Vila Prudente, prosseguiu na estação Oratório, que está em fase de acabamento, e terminou no futuro pátio Oratório que terá capacidade para 30 trens. O chefe de gabinete da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Luiz Roberto dos Santos, e o engenheiro de Obra Civil da Linha 15, Cyro Mourão Filho, acompanharam a visita.
Mourão Filho explicou que a obra civil do monotrilho já atingiu 10 km de extensão, do total de 24,5 km projetados até a parada final em Cidade Tiradentes. Ao todo, serão 17 estações em elevado, sempre com dois níveis operacionais: o superior é para embarque/desembarque e o mezanino, abaixo, para distribuição do fluxo de passageiros, bilheteria, catracas e salas operacionais. O acesso será por passarelas sobre as avenidas e contarão com escadas rolantes e elevadores.
O trecho Vila Prudente-Oratório representa 2,4 km da obra e segundo o engenheiro, as vigas de concreto implantadas sobre os pilares já estão liberadas para receber os trilhos, dando início a etapa tecnológica da obra. A estimativa é que em dezembro o transporte comece a funcionar em horários reduzidos, sem cobrança de tarifa. A operação comercial está prevista para abril de 2014.
É só perceber, enquanto em países de primeiro mundo existem prédios com desing arrojado e sustentabilidade aqui não conseguimos e achamos difícil arrumar as calçadas das nossas casas.Os próprios moradores e construtores não seguem um padrão mínimo de qualidade para que a calçada siga a sua funcionalidade que é fazer transitar … não conseguimos nem construir calçadas … não respeitamos padrões mínimos … só pensamos em fazer o carro entrar na garagem …
Agora pergunto Obra inédita no Brasil monotrilho quanto atrasará???????
Façam suas apostas o metro linha verde Vila Prudente Atrasou mais de um ano em período de testes.
Linha amarela em uma parte do túnel privatizada errou incompatível de 80cm.Erro engenharia.
vale lembrar que a separação geopolitica de 1º 2º e 3º mundos não existem mais há alguns anos…
sim, atrasará, e só ficará pronta em época eleitoral, como é de praxe no governo alckimim/serra (que estão no governo de são paulo desde 1996 (alckimin nessa época era vice do Covas); mas fazer o que; sempre votam nele.
o bom é que esse mototrilho desafogará o engarrafamento na av anhaia mello; e fará integração com o metro.
aliás, a moda da “sustentabilidade” é nova, aliás os EUA é o pais que mais polui no mundo.
sobre as calçadas, bem, ninguém quer diminuir o ctamanho do quintal, ou da garagem para aumentar a largura da calçada; fora que há residencias contruidas há decadas, época em que não existiam tais padronizações.