O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Fernando Haddad (PT) se reuniram na segunda-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes, e acertaram parceria para construção de um piscinão na altura do número 2.700 da avenida Anhaia Mello. Conforme estudos técnicos que vêm sendo realizados nos últimos anos, o reservatório será implantado na esquina com a avenida Jacinto Menezes Palhares, onde fica um dos campos de futebol e a pista de caminhada do Clube Escola Vila Alpina.
De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pelo projeto, o reservatório terá capacidade para 135 mil m³ e será coberto, o que, segundo o DAEE, possibilitará a manutenção das atividades esportivas na área após o término da construção. O equipamento funcionará como uma várzea artificial do córrego da Mooca, que está canalizado sob a Anhaia Mello.
Pelo acordo firmado, a Prefeitura vai ceder o terreno e o Estado ficará encarregado da obra. Como ainda será aberto o processo licitatório, não foram informados valor nem prazo para o início dos trabalhos. A construção deve levar cerca de um ano, portanto, o equipamento deve estar pronto apenas para a temporada de chuvas de 2014/2015. O DAEE confirmou que o piscinão está inserido na Política Pública-Privada (PPP) para construção e manutenção.
Nos últimos anos, as enchentes na Anhaia Mello têm se tornado cada vez mais violentas. No mês passado, a avenida alagou duas vezes em menos de uma semana, provocando a interrupção do tráfego em grande parte de sua extensão. A cheia do último dia 18 cobriu e arrastou diversos veículos em trecho bem próximo ao ponto anunciado para o piscinão.
Guamiranga
O piscinão na Anhaia Mello é o segundo projetado para tentar conter as cheias na região. O outro reservatório já está em construção em área de 70 mil m², próxima ao viaduto Grande São Paulo. O piscinão Guamiranga, como é chamado, será o maior do Estado, com capacidade para 850 mil m³. Terá 30 metros de profundidade. A missão é reter as águas do rio Tamanduateí durante os picos das tempestades. A obra está orçada em R$ 113,7 milhões, é executadas pelo DAEE e deve ser concluída em dezembro de 2014.
A subprefeita de Vila Prudente/Sapopemba, Patrícia Saran, acredita que estas duas obras vão ajudar muito a região. “Esses piscinões são os mecanismos que precisamos para conseguir superar essas enchentes eventuais”, afirmou.
Gostaria de saber qual foi o critério para a escolha do local. Realmente a Vila Prudente sofre com enchentes desde a época da minha avó. E nunca NENHUM Prefeito independente de partido fez algo. Mas o local escolhido não tem problemas com enchente o problema se localiza na altura do número 1000 até o viaduto Grande São Paulo. Gostaria que o Governo do Estado, Prefeito e Subprefeitura, explicasse o porque do local escolhido.
Gostaria apenas de parabenizar o comentário do Sr. Marcelo Carmona pela lucidez de suas palavras.
Qual o critério utilizado para a escolha da área a ser construído o piscinão, já que é de conhecimento de todos que os pontos de alagamento que ocorrem estão próximo a rua Dianópolis, Maria Daffré, Amparo. Quanto a cheia do dia 18 não foi tão próximo ao local anunciado, a cheia ocorreu próximo a ETEC Rocha Mendes na rua Américo Vespucci e um dos motivos da cheia se deu em decorrência das obras da linha prata (monotrilho).
Será que vão por fim em um dos poucos locais de diversão para comunidade local.
Eu não escrevi dizendo que não deva ter o piscinão, mas estou questionando o local onde será feito.
Foi realizado algum estudo para a escolha do local?
Qual o critério, já que os pontos de cheia não se concentram ali, mas sim na região onde citei acima.
Sabemos que o local “escolhido” e um ponto de drenagem natural, local com muitas árvores (poucas em nosso bairro).
Minha opinião rever o critério adotado para a escolha do local.
O critério utilizado é técnico. Onde deveria ser a varzea original, onde existe espaço para escoamento das aguas pluviais e onde é regiao de baixada para armazenamento das mesmas
A zona Leste é uma das áreas que menos possui áreas verde, menos áreas de recreação. Agora vamos ter menos 1.
Se o povo se preocupasse em criar áreas permeáveis em suas casas, construísse cisternas para guardar a água da chuva. Imagina se cada casa armazenasse 500 litros. Com essa agua o povinho poderia lavar quintal e aguar as plantas. Nao teriamos enchentes como temos hoje. Imagina se esse povo que acha que os piscinoes é a única saída nao jogasse lixo na rua..e aí incluo de um sofá até batuca de cigarro. Imaginem.
Vocês sabiam que durante os primeiros 30 minutos uma arvore absorve 50% de toda água que nela cai?
Pensem nisso.. Simples e fácil…o difícil é sair da inércia.
O povão brasileiro tá sempre mais interessado em diversão, do que em infraestrutura. Podem morar em um barranco, que não faltará um “botequinho” ao lado. Mas é isso, o que importa é o campinho, a copa, a olimpíada, o pão e o circo!
Na minha opinião, se a ideia for acabar com as enchentes por definitivo e dar principalmente mais segurança de vida as pessoas a diversão deve ficar em segundo plano.
Esperamos que os dos “contra”,de plantão, não fiquem se metendo, pois o objetivo maior são as enchentes que atormentam a todos.
PEDE PARA ELES APROVEITAREM E FAZEREM UMA MANUTENÇÃO NO CLUBE FRIEDERICH E NO PARQUE ECOLÓGICO, QUE ESTÃO JOGADOS ÁS TRAÇAS, FAÇO GINÁSTICA á 15 ANOS NESTE CLUBE E NUNCA VI TÃO LARGADO COMO NO GOVERNO DO SR KASSAB, SEM CONTAR PERIGOSAMENTE FREQUENTADO, POIS QUASE NÃO SE TEM POLICIAMENTO….GOSTARIA Q FIZESSEM UMA MATÉRIA SOBRE O ASUNTO
O que a gente espera é que a obra saia do papel, seja executada com qualidade e que as áreas de lazer sejam devolvidas à população após o término da construção do piscinão.
Muito se comenta da localização deste piscinão, mas o fato de haver piscinões em vários pontos do córrego da Móoca (Anhaia Mello) vai represar parte da água e evitar piores alagamentos na região mais baixa.
Deveriam aproveitar para, quando forem devolver a área de lazer, introduzir mudanças, pois a área dos campos hoje (e o entorno) estão jogados às traças… Manutenção não dá as caras por lá há muito tempo…
Todo mundo esqueceu das obras? estamos em maio de 2014 e…alguem sabe alguma coisa?
Quais sao os meses com mais temporada de chuva?
Na ultima semana de janeiro com avenida Anhaia Melo toda cheia e favela VP também o piscinão estava bem vazio , estamos esperando novamente o nosso Governado esperar outra eleição para inaugurar esta obra, se fosse um Pais serio já tinha acabo e funcionando, mas só tem ladrão por aqui.