Com o enredo “Eu sou da Mooca com muito orgulho e ao som da bateria a Mooca é carnaval”, a escola de samba Uirapuru da Mooca, que ficou com a quinta colocação do Grupo I no ano passado, vem trabalhando a todo vapor nesta reta final que antecede o desfile. O objetivo é retornar ao Grupo de Acesso, onde desfilou em 2010 e 2011. “A nossa expectativa é a melhor possível. O samba é muito bom. Estamos trabalhando duro para voltar ao Acesso, de onde não deveríamos ter saído. Com a ajuda da comunidade conseguiremos fazer um belo carnaval”, afirmou o presidente Sidnei Aguilera de Almeida.
Como uma das principais dificuldades da escola é atrair a comunidade para o desfile, a intenção neste ano, segundo o presidente, foi a de contar a historia do bairro e homenagear o time símbolo da Mooca: o Clube Atlético Juventus. “Percebemos que as pessoas estavam se afastando da escola, então resolvemos fazer algo para trazer a comunidade. Contaremos a história da Mooca através dos imigrantes; a primeira indústria têxtil, o Cotonifício Crespi; as pizzarias; o teatro Artur Azevedo, entre outras coisas. Cada ala representará um desses tópicos”, explicou o presidente afirmando que ainda há fantasias disponíveis para quem quiser desfilar pela agremiação. “Todas são muito bem produzidas e gratuitas. Basta a pessoa gostar de carnaval, se identificar conosco e nos procurar”, completou.
A Uirapuru da Mooca pretende levar ao Sambódromo cerca de mil componentes divididos em 12 alas, além de três carros alegóricos, incluindo o abre alas. Um dos carros representará a fama boêmia do bairro, outro homenageará o Juventus e o abre alas, os indígenas que foram os primeiros habitantes da região. O próprio nome Mooca tem origem indígena e significa “fazer casa”.
A escola entra no Sambódromo na segunda-feira, dia 11, às 23h. Informações para aquisição de fantasia pelos telefones: 4324-7386 e 4324-7388.