Desde que foram iniciadas as obras de construção da Linha 15-Prata do monotrilho ao longo da avenida Anhaia Mello, o trânsito, que sempre foi problemático no corredor viário, ficou muito pior. Mas, se não bastassem as intervenções viárias em faixas de rolamento e cruzamentos por conta dos trabalhos no canteiro central, outro fator que agrava a situação são as frequentes filas de carros que querem acessar duas grandes redes de fast food instaladas na avenida: o Habib’s na altura do número 1376 e o McDonald’s na altura do número 2230. Exatamente nestes dois trechos a Anhaia Mello conta com apenas duas faixas e uma delas acaba sendo bloqueada pelos clientes dos estabelecimentos.
Conforme a reportagem constatou, ao passar várias vezes pelos dois pontos, a situação fica mais complicada no período da noite, principalmente aos finais de semana. Os motoristas formam filas na pista no sentido bairro, para serem atendidos pelo sistema drive-thru e para entrarem no estacionamento.
“Como já conheço o problema tento evitar passar pela avenida aos finais de semana à noite. É impressionante o que acontece e ninguém se preocupa com o problema. Além de ser perigoso, pois outro motorista pode ser surpreendido pela fila, o trânsito fica muito ruim”, comenta o taxista Cláudio Abreu.
Quem também reclama da movimentação de carros é a moradora da rua Virgílio, que não quis divulgar o nome. “Moro bem perto do Habib’s e vejo a bagunça de carros para comprar produtos ou estacionar. A empresa, que é grande e reconhecida, deveria fazer algo para organizar isso. Atrapalhar muito a fluidez do trânsito e pode provocar algum acidente”, afirma a vizinha.
Na noite do último sábado, dia 8, a reportagem ficou por alguns minutos em frente ao McDonald’s da via. Flagrou o congestionamento para acessar a loja e também situações de risco de acidentes. Além disso, por conta da fila, o acesso à rua Miguel de Araújo Barreto foi bloqueado pelos carros.
A Folha entrou em contato com a assessoria de imprensa do McDonald’s e cobrou eventuais alternativas que não atrapalhem o tráfego na Anhaia Mello, mas, até o fechamento desta edição não obteve retorno.
Já a assessoria de imprensa do Habib’s informou que a empresa, além de obedecer as normas municipais vigentes, toma todas as medidas tecnológicas e de procedimento, principalmente aos finais de semana, a fim de minimizar qualquer possibilidade de impacto no trânsito da região. Foi ressaltado que o franqueado da loja em questão adota o padrão exigido pela rede para unidades localizadas em vias de grande circulação de carros. Entre as ações adotadas, a loja prevê a formação de três filas internas para evitar ao máximo que se estendam para a via pública e, também, para agilizar o trajeto do drive-thru. Foi informado ainda que funcionários atuam com o objetivo de direcionar o tráfego, orientar os motoristas e, também, adiantar pedidos e cobranças. Além disso, as impressoras e equipamentos de cabine atendem por Bluetooth (sistema sem fio).
CET não se pronuncia
A reportagem procurou ainda a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que é o órgão responsável pela fiscalização de eventuais irregularidades, mas, não houve resposta até o fechamento desta matéria às 19h de ontem.
é!, e ficará assim até o final de 2013; solução: parar de ir até macdonalds e habbibs de carro! onibus transitam vasios nestes horários nos finais de semana.
fora que ambas lanchonetes adotam serviços de disk-entregas; só ligar, ou acessar a internet, fazer o pedido, e em 28 minutos está entregue.
Mas garanto que a maioria das pessoas que reclamam utilizam o drive-thru. A e o Mcdonalds da Anhaia Mello não tem serviço de entrega.