Um aposentado de 65 anos, que prefere não ter o nome divulgado na matéria, entrou em contato com a Folha para denunciar a situação vivida por ele e por outros usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Lucas, na rua Doutor Nogueira de Noronha. Segundo ele, as constantes faltas da médica clínica geral da unidade fazem com que as consultas dos pacientes sejam remarcadas de uma hora para outra. “Somente neste mês já desmarcaram duas vezes a minha consulta. Em conversa com os funcionários, os mesmos me informaram que a doutora costuma faltar sem avisar com antecedência. Agora estou na espera de uma nova data, ainda não definida. Também conversei com outros pacientes e eles reclamaram da mesma situação”, comentou o usuário.
A princípio, a consulta do aposentado estava agendada para a última quarta-feira, dia 12, mas foi cancelada sem previsão de uma nova data. “No início do mês recebi uma ligação informando que a médica iria fazer um curso então não poderia me atender. Como tinha que ir à unidade para marcar ortopedista, não reclamei. No dia 5 fui até à UBS e pedi para remarcarem a minha consulta com a clínica geral. Porém, fui informado que isso não seria feito, pois a mesma não tinha previsão de volta ao trabalho. Na hora tentei falar com a ouvidoria, mas uma enfermeira se prontificou a resolver o meu problema e marcou uma consulta para o dia 7, dois dias depois, com a própria médica”, explicou o usuário.
Entretanto, o aposentado teve uma desagradável surpresa ao chegar na UBS no dia marcado. “A enfermeira que tinha agendado a consulta me falou que a médica tinha faltado e que não iria atender no dia. Quando questionei o motivo da falta, não souberam me informar e disseram que é costume da doutora faltar sem dar satisfação. Sem falar que esta médica já ficou ausente por alguns meses neste ano por conta de ter quebrado a perna. Deixei uma reclamação por escrito na UBS e liguei para a ouvidoria para relatar o fato”.
O usuário espera agora um posicionamento sobre a nova data da consulta para saber qual é seu estado de saúde. “Esta própria médica me atendeu no mês passado e me encaminhou para a realização de exames de sangue para saber como anda meu colesterol entre outras coisas. Agora, gostaria que ela me atendesse de novo para saber o que os exames apontaram, se preciso de algum remédio ou mudar minha qualidade de vida. Não quero prejudicar ninguém, apenas quero que meu direito a um atendimento público seja garantido”, completou.
A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
Pois é ai que tá.
To numa situação parecida.
Minha me ta com um problema grave e nao tem atendimento na ubs. Agora to pesquisando com quem reclamar.
É indignante