A vizinhança do amplo terreno na avenida Vila Ema esquina com a rua Batuns, para o qual é pleiteado junto à Prefeitura a construção do Parque de Vila Ema, está alarmada porque desde o início desta semana foram iniciadas obras na calçada da área. Um caminhão também foi visto entrando e saindo várias vezes do espaço. Moradores do entorno denunciam ainda o sumiço de uma mina que existia nos fundos do terreno, na travessa São Frederico.
“Tudo leva a crer que houve uma mudança no curso da água. E se isso ocorreu, é um crime”, comenta o jornalista Denilson Perozzo, que participa do Movimento Viva o Parque, criado com a finalidade de defender a área verde.
O espaço de 16.804 m², que abriga mais de 400 árvores, foi decretado de utilidade pública para fins de desapropriação em outubro de 2010, depois que a comunidade se posicionou contra a construção de um condomínio residencial com quatro prédios que somariam mais de 380 apartamentos. O Ministério Público também congelou a área.
Questionada pela Folha, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente informou na tarde de ontem que a área foi decretada de utilidade pública, mas continua sendo particular. O dono do terreno é responsável pelo local e de acordo com a Secretaria, está ciente de que a área é passível de desapropriação. O órgão municipal ressaltou que o empreendedor já foi autuado por manejo irregular de vegetação e que apresentou projeto de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reparar o dano ambiental causado. As obrigações estão sendo monitoradas pela Secretaria.
Diante das denúncias, técnicos da Secretaria farão vistoria no local hoje para averiguar o motivo da reforma da calçada e da suposta movimentação de terra dentro da área. Vão averiguar também se existe autorização para as intervenções.
É bom a comunidade, ficar esperta com este pessoal do ramo imobiliário, o local está sendo também monitorado por eles.
Temos que abrir o olho, nesse pais quem manda é a grana e é o que esses empresarios mais tem. Nao esta nem ai com o meio ambiente, porque eles nao moram aqui na zl. Nao podemos deixar acabar com essa area que no futuro vai servir de lazer quem sabe pros nossos netos e bisnetos e pra quem estiver vivo curtir tudo que essa area verde nos oferece. Estamos de olho, tudo isso e uma vergonha.
ASSIM COMO O TERRENO DAS LINHAS CORRENTE ONDE HOJE SERA UMA ESTAÇÃO DO METRO E PATIO, QUANDO A REDE BOURBON ANUNCIO QUE FARIA UM HIPEMERCADO LA E QUE SERIA NECESSARIO RETIRAR CERCA DE 80 ARVORES A PREFEITURA EMBARGOU O LOCAL E AGORA COM O METRO MAIS DE 500 ARVORES FORAM RETIRADAS DO DIA PARA A NOITE… ESQUESITO NÉ