Alguns integrantes da Câmara Municipal paulistana continuam fazendo intenso uso dos Correios. Em alusão ao Dia das Mães, vários moradores da região estão sendo presenteados com um pano de prato pelo vereador Adilson Amadeu (PTB). O utensílio, que traz estampado a receita de bolinho de chuva, além do nome do vereador, chega até as residências via mala direta postal. Na embalagem o aviso de que contém um brinde especial.
Junto com o pano de prato, um cartão com uma foto do vereador ao lado da mãe e o lembrete da data comemorativa no próximo dia 13. O curioso é que no cadastro montado pela assessoria de Adilson Amadeu, a rua Poá, no distrito de Vila Prudente, virou Mooca – região onde o vereador atua com mais assiduidade que a vizinha Vila Prudente. “Não é a primeira vez que chega correspondência deste vereador. No ano passado recebi um diploma com o título de Família Amiga do Bairro da Mooca, apesar de morarmos na Vila Prudente”, comenta o morador da rua Poá, que pede para não ter o nome divulgado.
Uma moradora da Mooca, que procurou a redação para mostrar o brinde que recebeu e também pede para não ter o nome revelado, afirma que achou a atitude machista, além de alegar que não sabia que estava no cadastro do vereador. “Hoje em dia a vida da mulher não é na cozinha e será que esses panos são custeados com o nosso dinheiro?”.
Questionada, a assessoria de imprensa do vereador se desculpou com a moradora da Mooca que se sentiu ofendida por receber o pano de prato e informou que alguns homens também estão recebendo o brinde. Explicou ainda que no cartão enviado junto com o brinde são destacados os diversos papéis das mulheres.
Ainda de acordo com a assessoria foram confeccionados 3.500 panos de prato e não foram pagos com dinheiro público. Foi ressaltado que a verba de gabinete, incluindo correio, não pode ser usada para esse fim e a prestação de contas está a disposição no site da Câmara. A assessoria acrescentou ainda que a distribuição limitada de panos de prato acontece pontualmente a cada ano, não é uma novidade, e que pelo fato do vereador ser do Brás, sabe comprar pelo melhor preço.
Por fim, a assessoria explicou que quem quiser ser excluído do cadastro basta encaminhar e-mail fazendo a solicitação para adilsonamadeu@camara.sp.gov.br.
TRE
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo informou à Folha que em casos recentes semelhantes, inclusive com distribuição de presentes, a justiça eleitoral entendeu como promoção pessoal, visto que o político não faz menção direta de pedido de votos. No entanto, foi ressaltado que se a pessoa se sentir incomodada ao receber a correspondência ou brinde pode fazer uma denúncia ao juiz do cartório eleitoral da região. O juiz decidirá se tem respaldo para levar a queixa adiante. Outro caminho é fazer uma representação via Ministério Público.
Leia mais:
Que mal faz,enviar um presente para uma mãe, já que muitos além de não praticarem com transparência acabam tirando de uma outra forma.
Tudo, para permanecer na tetado povão!
Uma manda telegrama de pêsames, o outro pano de prato… Estamos “bem” representados… E ainda tem quem acha normal, por isso tem tanta safadeza na política…
Mais uma vez nossa política não é levada a sério. Espero que no dia da eleição não sejamos mais uma vez manipulados por esses políticos oportunistas.
tudo isso é uma vergonha, esta chegando as eleiçoes ai eles vem com esse pano de segunda qualidade, querer presentear as mães, minha mãe ja esta bem velhinha, o que ela precisa mesmo é de bom medico, de um hospital que trate ela como gente não como animal.
Também tive a “surpresa” de receber este “presentinho” em minha residência, no Pq. da Mooca. O mais interessante é que o mesmo estava endereçado ao meu pai (embora fosse presente para as mães), que já faleceu há mais de um ano.
É uma pena que vcs não acompanham o trabalho do vereador Adilson Amadeu, ele sempre nos presenteou, mas o mais importante é as visitas que recebemos em nossas casas a cada 3 meses, não tem outro vereador que faz isso, pelo menos nunca conheci. Por isso que eu defendo o trabalho desse vereador e sei que existe um trabalho, pra quem não conhece procura conhecer, o pano de prato é agradecimento pelo trabalho dele…. qual outro que faz isso?
bjos e fica o convite de conhecer o trabalho do Vereador
sempre comentei com minha esposa ,e certas pessoas que este e o unico vereador que sempre fas questao de dar uma lenbrancinha ao ser humano ,portanto e um vereador que tarabalha e prova o que faz ,e pode ter certeza estes presentinho que sao entregues ate aqui na minha residencia e de bom coraçao ,e deixo bem claro e o unico ,duvido que tenha outro ,tenho grande respeito ao vereador adilson nao pelos presentes mais sim um verador que trabalha honestamente e sempre dando atençao a populaçao ,fora as visitas que fazem no bairro isto e muito inportante para o ser humano ,ele mereçe um vereador digno simples .ok