“Surpresa especial”. Foi assim que a moradora da Vila Industrial, Patrícia Ribas Pastos Dias, 33 anos, resumiu o nascimento de seu segundo filho, Jhuan De Luca, na maternidade do hospital estadual de Vila Alpina, na última quarta-feira, 29 de fevereiro – data que só se repetirá daqui a quatro anos.
Patrícia entrou em trabalho de parto na manhã do dia 29 e por volta das 9h deu a luz, através de parto natural, ao já ‘grande’ Jhuan, que nasceu com 4,120 quilos e 52 centímetros. “O nascimento estava programado para a segunda semana de março, mas ele adiantou”, contou a mãe.
A antecipação acabou se transformando em um presente especial para toda família, que brincava com a possibilidade do garoto nascer no dia 29. “Isso demonstra que ele será diferenciado, pois já nasceu em uma data especial e chamando a atenção, principalmente da mídia”, brincou com a presença da reportagem no quarto da maternidade.
Apesar das brincadeiras e superstições em torno da data, já que quem nasce no dia 29 de fevereiro teoricamente só comemora o aniversário de quatro em quatro anos, Patrícia e o marido Levi ainda não definiram se irão registrar a criança no próprio dia 29, ou um dia antes ou um dia depois. “Ainda vamos discutir sobre isso e ver a melhor data, mas, independente disso, iremos comemorar o aniversário dele todos os anos com muita alegria. Quando ele crescer, escolherá a melhor data”, comentou.
Na mesma maternidade nasceram outros cinco bebês também na quarta-feira, duas meninas e mais três meninos.
Ano Bissexto
O ano bissexto acontece a cada quatro anos. A justificativa é de que a Terra demora 365 dias e seis horas para dar a volta completa em torno do sol. A cada quatro anos é feita a compensação dessas seis horas, com o acréscimo de um dia no calendário, surgindo o 29 de fevereiro. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O próximo ano bissexto será 2016.