O prefeito Gilberto Kassab entregou na última segunda-feira 27 novos trólebus para o transporte público da cidade, durante cerimônia na garagem da Himalaia Transportes, no Tatuapé. No total, já são 41 novos veículos elétricos na Cidade e a meta da Prefeitura é entregar um total de 140 ônibus deste tipo até o fim do ano, o que corresponde a 70% da frota de 190 trólebus. Esta remessa também contribui com o meio ambiente, por se tratar de veículos que não emitem poluente no ar da capital.
“A entrega desses 27 carros é mais um importante passo que a Prefeitura dá no sentido de empregarmos energia renovável, que não polui. É muito gratificante perceber que as nossas metas estão sendo atingidas”, destacou o prefeito.
Segundo a Prefeitura, além de não emitir poluentes, os novos trólebus são mais silenciosos, obedecem as mais modernas normas de segurança veicular com faixas refletivas instaladas na parte externa, possuem corredores que permitem melhor circulação interna de passageiros, saídas de emergência mais práticas, contando com piso baixo e portas mais largas, melhorando o embarque e desembarque, principalmente para pessoas com dificuldades de locomoção.
“Essa entrega foi um processo complexo que se transformou em um desafio vencido. Acreditamos que a reestruturação do sistema de trólebus seja o melhor caminho para a cidade, já que é um projeto eletrificado, que não polui e traz todos os benefícios que a população conhece”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco.
Trólebus na cidade
Na cidade de São Paulo circulam 190 trólebus, que percorrem 137 quilômetros de cabos, divididos em 11 linhas, a maioria na Zona Leste da cidade, transportando 110 mil passageiros por dia. A idade média da frota é de 22 anos, mas, segundo a Prefeitura, parte dela passou por restauração, fazendo com que sua vida útil fosse aumentada.Em 2009, foi iniciada a renovação da frota dos trólebus em São Paulo. No entanto, a maior dificuldade foi encontrar fabricantes que pudessem fornecer os veículos dentro das especificações exigidas pela SPTrans para operar na cidade. O problema foi solucionado em 2011, quando a substituição dos veículos antigos voltou a ser feita.
Outro passo importante para a constante melhora no sistema de trólebus de São Paulo é a modernização da rede aérea. Uma empresa foi contratada para modernizar a rede e fazer a manutenção corretiva e preventiva, com a troca de 162,5 km do total de 201,4 km da rede aérea. Com esta modernização o atendimento a ocorrências envolvendo a rede de trólebus deve ter seu tempo reduzido, melhorando as condições operacionais, a fluidez do sistema, além de oferecer um sistema mais seguro aos usuários.
Parabéns para a atitude da Prefeitura. Sou fã e utilizo os trólebus desde sua implantação na Vila Prudente. Resta saber quantos veículos serão destinados à linha Vila Prudente-Parque Dom Pedro, já que nossos atuais ônibus estão muito velhos e sempre apresentam problemas. 😆
e esta chegando as eleiçoes , agora vem querendo agradar o povo da capital, esse cara nao merece ser prefeito e nem pensar em governar nossa cidade, ele prometeu muita coisa e nao cumpriu nada nota zero pra ele, unica coisa que fez foi aumentar a conduçao que e um roubo, e ajudar os sub-prefeitos, com aumento de mais de 286% isso e uma vergonha cadeia nele, de onde vem esse dinheiro seu kassab, estamos de olho.