Milvio Dalla Dea, 80 anos, é um dos comerciantes mais antigos da Vila Prudente. Do ramo de relógios, ele é reconhecido por onde passa. Embora trabalhe em um pequeno espaço na avenida Paes de Barros, 3558, sua popularidade se deve à qualidade do serviço executado.
Sempre munido de sua inseparável lupa, Milvio, que é um verdadeiro artesão do setor relojoeiro, especialista em equipamentos mecânicos de pulso e de parede, passa horas do dia consertando e manipulando relógios. Essa rotina se repete há 65 anos e destes, 45 foram vivenciados na Vila Prudente. “Sou muito grato a este bairro que me acolheu de braços abertos e onde fiz muitas amizades. Não considero como clientes as pessoas que procuram meu serviço e sim como amigas”, afirma Milvio, que após muitos anos dedicados ao trabalho, encerra suas atividades na próxima quinta-feira, dia 29. “O proprietário do prédio onde funciona minha loja pediu o imóvel, que se transformará em estacionamento de outro comércio. Aproveitando isso, após pensar bem, resolvi parar. Preciso descansar”, justifica a decisão.
Antes de passar a funcionar na avenida Paes de Barros, há cerca de 27 anos, o comércio de Milvio ficava na rua Ibitirama, onde permaneceu por 18 anos. Coincidência ou não ele precisou também deixar o local por ter sido vendido e transformado em estacionamento de uma agência bancária. “Essa é a evolução da humanidade. As coisas velhas vão dando lugar para as coisas novas”, sintetiza.
No entanto, mesmo com o avanço da tecnologia e dos conceitos de relógio, Milvio conseguiu superar o desenvolvimento e manteve seu negócio ativo. “Todo o meu conhecimento adquiri na prática, autodidata. Com as transformações nos relógios fui me aperfeiçoando e hoje sei mexer em quase todos os equipamentos”, comenta o relojoeiro que iniciou na profissão por meio do avô e do pai que também eram deste ramo. “Meu pai faleceu quando eu tinha 17 anos, então precisei me virar e assumir o trabalho dele”, relembrou com emoção.
Milvio, que é natural de Bragança Paulista, interior de São Paulo, veio para a capital ainda criança e a família se instalou na Vila Prudente. Ele está no bairro há 71 anos, embora há quatro tenha passado a morar na região da Aricanduva. Milvio, que é desquitado, possui três filhos (Milvio, Marcelo e Milene) e quatro netos.
Sou o filho mais velho deste homem incrivel e apaixonante. Gostaria que todas as pessoas amassem seus pais como amo este que faço questão de me espelhar na minha vida. Tenho muito orgulho de ser seu filho e devo a ele tudo que sou e o que consegui na vida.
Meu pai é meu heroi…….
Artesão de relógios
muito bom…………… que pena que ele vai para ………….
um abraço SR Milvio
Conheci Sr. Milvio quando eu tinha 14 anos, sou amigo de seus filhos e fiquei muito contente em saber que embora esteja parando de trabalhar, tudo aquilo que ele sempre nos ensinou,ou seja, dedicação, amizade, honestidade ele leva consigo atéosdias de hoje.
O senhor é um vencedor,parabéns seu Milvio.
do seu amigo, BEL
Sou a filha do meio deste artista. Se na vida há exemplos de trabalho, força, dignidade, estas características são destinadas ao meu pai, Milvio Dalla Dea, que tanto merece um reconhecimento seja dos filhos como de todos os amigos… Orgulho é a palavra certa…
Milene
Mas esse é o perfil da família pessoas incríveis e apaixonantes