Foi apresentada na Feira Negócios nos Trilhos 2011, realizada nesta semana, entre os dias 8 e 10, no Expocenter Norte, a réplica de um vagão do trem que atenderá o monotrilho. O novo sistema de transporte público está sendo construído na avenida Anhaia Mello e vai ligar inicialmente, a estação Vila Prudente do Metrô e a parada Oratório do monotrilho, na altura do Jardim Independência. A previsão do Governo do Estado é que este trecho entre em operação em 2013. Depois, a promessa é estender o transporte até Cidade Tirandentes.
A reportagem da Folha esteve no evento e constatou que a maquete em tamanho real do veículo Innovia Monotrilho 300 foi a principal atração da feira e deu idéia de como serão os 54 trens que circularão pelos 24 quilômetros do novo transporte.
Projetados e construídos pela empresa canadense Bombardier Transportation, os carros que atenderão a extensão da Linha 2 – Verde do Metrô serão recordistas em capacidade de passageiros nesse tipo de sistema monotrilho. Cada trem terá sete vagões interligados e poderá transportar até 48 mil pessoas por hora em cada sentido. Os carros serão feitos de alumínio e fibra de carbono, materiais usados na fabricação de aviões, o que, segundo a construtora, torna os vagões mais resistentes e mais leves.
“Desenvolvemos este transporte para preencher a lacuna entre as soluções rodoviárias motorizadas (ônibus) de baixa capacidade e os sistemas de metrô de altíssima capacidade, mas de longo tempo de construção”, afirmou o presidente da Divisão de Sistemas da Bombardier, Eran Gartner.
O primeiro trem do monotrilho, como forma de teste, está sendo construído pela matriz da empresa no Canadá e deve ser entregue na metade do próximo ano. Os outros 53 carros serão montados no Brasil, na fábrica erguida pela Bombardier em Hortolândia, interior de São Paulo.
Em visita à Vila Prudente, no início de agosto, quando aconteceu o içamento da primeira viga de concreto armado que fará o suporte da plataforma na futura estação Vila Prudente do monotrilho, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que a montagem dos equipamentos terá nacionalização de 60%. “É uma obra impressionante de engenharia, empregando também uma nova tecnologia”, afirmou.
A extensão da Linha 2- Verde está orçada em R$ 2,4 bilhões, incluindo as obras civis, equipamento elétrico e trens, que funcionarão com tração elétrica e correrão sobre pneus em uma via elevada entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho.
As obras do monotrilho começaram em março de 2010 e atualmente acontecem ao longo da avenida Anhaia Mello, onde já foram implantados vários pilares que irão sustentar os trilhos. Ao lado da estação Vila Prudente do Metrô está sendo erguida outra estação que vai integrar o monotrilho, o Expresso Tiradentes e o Metrô.
O trecho Vila Prudente/Oratório, segundo a Companhia do Metropolitano, estará concluído no segundo semestre de 2013. Já o segundo trecho, até São Mateus, passando pelos distritos do São Lucas e Sapopemba, serão concluídos em 2014. Depois, até a Cidade Tiradentes, o prazo final é 2015 ou início de 2016. Quando chegar neste ponto, os estudos apontam que o monotrilho estará transportando 550 mil usuários/dia.
😆 com certeza essa obra do metro linha verde ,junto á obra de modernização da linha vermelha em itaquera e á arena corinthians,junto com obras de infra estrurtura aos arredores da arena,construção do rodoanel leste,vai dar outra perspectiva á zona leste,ou seja um ótimo lugar para se investir!
adorei a noticia so que em esta muito longe deviam antecipar
Será que estará mesmo circulando em 2013 este monotrilho? vamos ver, porque o governo faz tantas propostas e promessas que fica dificil acreditar, precisa melhorar o transporte e o transito na região que com essas obras o trânsito piorou, com a redução de algumas faixas em alguns trechos da Anhaia Melo.
😕
prevejo que só ficará pronto em setembro de 2014 este trecho até a oratório, é que quanto mais próximo a uma eleição, mais fácil é de eleger mais um tucano.