Desde que a estação Vila Prudente da Linha 2 – Verde do Metrô foi inaugurada em 21 de agosto do ano passado, não faltavam reclamações quanto à falta de segurança para travessia dos pedestres na avenida Anhaia Mello. No último dia 28, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) conseguiu finalmente instalar um semáforo para transeuntes no trecho e o equipamento começou a funcionar no sábado, dia 30. A notícia foi comemorada pelos usuários do transporte público.
“Até que enfim! Não sei como ninguém foi atropelado na Anhaia Mello tentando chegar ao Metrô ou no ponto de ônibus do outro lado da avenida. O cruzamento com a rua Doutor Roberto Feijó tem trânsito intenso e os motoristas não respeitam os pedestres. Agora me sinto mais seguro com esse semáforo para travessia”, explica o analista de sistemas Giovani Hiota Maia.
Quem também celebrou a instalação do farol foi a nutricionista Karla Cristine Apolli. “Finalmente facilitaram a nossa vida para atravessar a Anhaia Mello. Eu tinha que me aventurar no meio dos carros para conseguir chegar ao ponto de ônibus do outro lado da via. Não adianta falar em respeito ao pedestre. Se não tiver um semáforo, os motoristas não param”, comenta.
Porém, na manhã da terça-feira, dia 2, a reportagem flagrou alguns desavisados atravessando a avenida fora do farol de pedestres. “Nem sabia que tinham instalado. Vou procurar atravessar por lá agora. Quem sabe corro menos risco de ser atropelado?”, ironizou o radiologista Lucas Pedroso.
Além do semáforo, localizado em frente à entrada da estação Vila Prudente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também colocou grades de ferro no canteiro central do trecho, para garantir mais proteção aos pedestres e tentar disciplinar a travessia. Também foram construídas rampas de acessibilidade no local.
A CET informou que após a instalação do semáforo, toda área será monitorada para verificar eventuais necessidades de ajustes ou complemento de sinalização de trânsito. Foi ressaltado ainda, que a Anhaia Melo, nas proximidades da estação do Metrô, está em obras e eventuais intervenções no sistema viário podem ocorrer para melhorar as condições de fluidez e segurança.
Passarela só em 2013
Durante a palestra sobre o monotrilho na noite da terça-feira, no Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente, o presidente da Companhia do Metrô, Sérgio Avelleda, foi cobrado sobre a construção de uma passarela na avenida Anhaia Mello para favorecer a travessia dos usuários do sistema metroviário. Avelleda informou que o equipamento está previsto para 2013, ocasião em que também será inaugurado o terminal Vila Prudente do monotrilho, interligado à estação do Metrô, e que poderá ser acessado por ambos os lados da Anhaia Mello (foto).
Conforme a Folha apurou na ocasião da construção da estação Vila Prudente, o projeto original previa uma passagem subterrânea para os pedestres se deslocarem de um lado para outro da avenida Anhaia Mello, mas a galeria do córrego da Mooca foi um empecilho. (Kátia Leite)
😡 É espantoso como se tem desculpas para as coisas erradas na estação de Vila Prudente.
“…a galeria do córrego da Mooca foi um empecilho.”
Ora bolas, colocassem uma passarela. Afinal, depois de tanta demora para termos a estação seria o minimo, certo.
E a economia na escada de acesso pela rua Cavour, qual é a desculpa?
Além dos motoristas n]ão terem o minimo respeito pelos pedestres para acesso a escadaria. eu mesmo já vi idosos e cegos, se ferrarem para utilizar a escadaria.
Valhame Deus, espaço para fazerem escadas rolantes é o que não falta ali.
E por sinal, quando a estaõa funcionará até à meia noite? Afinal! Os estudantes merecem se ferrar por quanto tempo mais?
Em março, quando ampliaram o horário da Estação Vila Prudente, informaram que ainda restavam 300 horas de testes para liberação total da estação.
Como a estação fecha às 21h00, ela fica 03h40min sem prestar serviço, e, creio eu, que nesse período ocioso eles devam realizar os tais testes.
E se a boa vontade dos responsáveis pelos testes estiver em alta, provavelmente por estes dias deverá ocorrer a liberação.
Ou será que eles pretendem aguardar a inauguração das estações República e Luz da Linha 4, em setembro, pra também liberar as estações Vila Prudente e Tamanduateí?
Todos sabem do uso político que essas empresas públicas são vítimas e que ninguém “tá nem aí” com a população.
O tempo de abertura desse farol é um absurdo já vi muito idoso parar no meio da avenida por não conseguir atravessar a tempo, fora que demora mais de 5 minutos para abrir…