Desde a última segunda-feira, dia
“O trânsito de São Paulo é caótico e a divulgação equivocada do respeito ao transeunte tende a piorar ainda mais a situação. A Prefeitura focou muito na educação ao motorista. Está certo, o pedestre é mais vulnerável e tem que ter uma proteção para a sua travessia, para isso existe a faixa. Mas estão esquecendo de reforçar que quando existe o farol, é ele que impera. Já cansei de ver, depois da divulgação desse programa, pedestres tentando atravessar a rua com o semáforo verde para os veículos, e ainda xingam o motorista que não para”, critica o estudante Diogo Heitor Fernandes.
A reportagem circulou pela região e constatou que a maioria dos motoristas não respeita a faixa de pedestre nos pontos onde não há semáforo. Quase sempre é o pedestre que tem que esperar a passagem dos veículos. Um dos trechos problemáticos é o Largo de Vila Zelina, onde há nove faixas de travessia, sendo apenas uma com semáforo. “É difícil atravessar aqui. Os carros não param e quando o trânsito para por conta própria, muitos ficam com o veículo em cima da faixa!”, comenta o aposentado Jorge Aumom. Em conversa com a reportagem, os policiais militares que ficam no local diariamente informaram que ainda não foram orientados para autuar os motoristas que desrespeitem à faixa.
Próximo dali, na junção das avenidas Francisco Falconi e Zelina, em frente ao Cemitério de Vila Alpina, a Folha também percebeu que o pedestre “não tem vez”. Outro ponto difícil para a transeunte atravessar é na esquina da Francisco Falconi com a avenida Anhaia Mello, na pista onde a faixa não conta com farol.
Para motoristas, o desrespeito em avenidas como a Anhaia Mello e a Sapopemba tem uma explicação: a má sinalização de solo. “A CET está certa em priorizar a segurança de quem está a pé, mas as faixas de pedestres não deveriam ser instaladas bem nas esquinas e sim, um pouco mais para frente. Fica difícil se todo condutor da Anhaia Mello que quiser entrar na rua Itamumbuca, por exemplo, parar o carro na avenida enquanto espera os usuários do Metrô atravessarem a via. Imagina como vai ficar o trânsito nos horários de pico, sem contar o risco de uma batida”, ressalta o redator publicitário Carlos Eduardo Hitchico. “Sem falar que a CET também não realiza a manutenção correta da sinalização de solo e em vias menos movimentadas, muitas faixas estão quase sumindo”, completa.
Outras duas situações que chamaram a atenção da reportagem foram na esquina da rua Itamumbuca com a Cavour, em frente à uma das saídas do Metrô Vila Prudente, onde nem os motoristas de ônibus respeitam à faixa de pedestre; e na altura do número 3.000 da avenida Sapopemba, na Vila Diva, no qual os transeuntes, mesmo com o semáforo verde para os veículos, tentam atravessar a avenida e ainda reclamam dos motoristas.
“A Prefeitura divulga, mas não fiscaliza. Eu tenho a preferência para atravessar a rua pela faixa, mas os motoristas só param quando o farol fica vermelho”, comenta o desavisado Clayton Soares de Almeida, que após ser informado de que a sinalização do semáforo prevalece sobre a da faixa de pedestre, disse: “vou tomar mais cuidado agora então”.
Confira abaixo o quadro com o valor e a pontuação de cada infração de desrespeito ao pedestre:
VAMOS VER SE ESSE PESSOAL DA CET VAI TRABALHAR MESMO, PORQUE TODO DIA NA PARTE DA MANHA ELES FICAM TOMANDO CAFE NA PADARIA, ENQUANTO ISSO MUITA GENTE SENDO ATROPELADA E VARIOS ACIDENTES DE ONIBUS ACONTECENDO NA REGIAO, TEM QUE POR ESSE PESSOAL PRA TRABALHAR E CUIDAR MELHOR DO PESSOAL QUE RESIDE NO LOCAL, ESTAMOS DE OLHO QUEREMOS MELHORIAS URGENTE E NAO MULTAR OS VEICULOS SEM PRECISAO, VAI UM RECADO PARA AS VIATURAS QUE FICA NA PRAÇA TAMBEM, EM VEZ DELES FICAREM MULTANDO TODO MUNDO QUE PASSA POR ALI, ACHO QUE AGORA ELES VAO TER TEMPO PRA CORRER ATRAZ DE BANDIDOS QUE ESTA CHEIO NA NOSSA REGIAO, ISSO SIM NOS ESTAMOS PRECISANDO DE SEGURANÇA 24 HORAS POR DIA CERTO E A POPULAÇAO AGRADECE.
Nós motoristas teremos que portar uma bola de cristal ou uma trena para saber qdo frearemos antes faixa de pedestre ou então “medir” o chão para parar antes… só quero saber qtas batidas na traseira do veículo levaremos ou daremos, por conta desta nova indústria de multas. Me poupe…já não bastam ruas esburacadas, enchentes…isso ninguém cuida, não é ?
Como todos os moradores de centros urbanos sabem, o problema é O PEDESTRE. Ficaria muito mais simples se o poder público extinguisse as calçadas e obrigasse o cidadão a andar de carro. Isso, na prática, acontece em termos na Vila Zelina, pois as calaçadas são, na maioria das vezes ilegais, tomadas por aclives, declives, rampas e degraus. Além disso, tais calçadas são AMPLAMENTE usadas pelos moradores do bairro, com conhecimento de TODO E CADA vilazelinense, para estacionarem seus automóveis, obrigando o pedetre a andar pelo meio da rua. A Prefeitura faria grande coisa se deixasse de dar ouvidos a pseudocidadãos e implantasse uma força tarefa que fiscalizaria calçada por calçada em Vila Zelina. Aí, finalmente, a mascara da hipocrisia cairia de vez. Outra coisa: já ficou bastante claro que a tal “Indústria da Multa” não existe enm em sonho. Faça um teste: observe as calçadas da Rua Merú, da Gustavo Pires de Andrade, da Rio do Peixe, da Santa Adeodata. Veja se não há nenhum carro sobre as calçadas nestes locais. Outro teste: Av.Zelina X Inhagapi: nesta praça há um trecho onde é proibido estacionar. Veja se é respeitado. Coisa nenhuma. Ou a “ilha” que há na Zelina altura do 560, cujo interior serve de estacionamento. Ou a R.Merú, altura do 501 aos domingos, vejam os carros ocupando calçadas. Nos Domingos, também, à noite, na Gustavo Pires de Andrade ( alt 820 ) esquina com Manaiás, já cheguei a contar mais de 12 carros ocupando a calçada ( implorei à CET que comparecesse, mas deu em NADA! ). Ou, então, enquanto espera o ônibus na Zelina, preste atenção nos motoristas. Em 5 minutos você terá flagrado alguns guiando e falando ao celular. Cadê “Indústria da Multa”. Só um maucaratismo recalcitrante bastante comum no bairro pra explicar a insistência nesta tese furada. Quanta demagogia, Meu Deus!
Acho impressionante os argumentos extremamente fracos dos maus motoristas para justificar suas barbeiragens. Concordo com o fato de que existem muitos pedestres sem noção, mas em réplica pergunto:
Eles merecem morrer por estarem errados?
Enquanto o máximo que vai acontecer com nossos preciosos automotores é um amassado na lataria, que pode ser facilmente consertado, o que pode acontecer com um pedestre ignorante atravessando fora da faixa?
Pensemos nisso na próxima vez que formos sair com pressa dirigindo por aí.
Na minha opinião, cada um deveria fazer a sua parte bem feita.
Motorista respeitarem os pedestres.
CET/Prefeitura fazer a manutenção adequada das sinalizações de trânsito.
Govertantes, governarem.
peço a gentileza da cet fazer a sinalinazação na av.joão batista santiago altura 1437 jd robru são miguel paulista,faixas de pedestre ,faixa de mão dupla pintar lombada e velocidade permitida no local ,pois ma mesma av.passa uma linha de ounibus e varios veiculos.obrigado tebha uma boa tarde
Ja morei em muitas cidades,e mesmo tendo morado muitos anos em Sao Paulo acredito nao existir motoristas tao mal informados e mal educados como os de Chapeco SC.Gostaria de informaçoes a quem recorrer para que possamos ter um pouco mais de respeito com os pedestres…
Vi por varias vezes pedestres andando na faixa quando o sinal esta verde para o motorista e faz questão de passar bem devagar como tirando um sarro do motorista ,deveria
haver uma campanha que esclarecesse que a faixa valida nesta lei e a faixa onde não tenha farol, simples.