Usuários da tradicional agência franqueada dos Correios no número 349 da rua Jumana, na Mooca, estão descontentes. De acordo com eles, não estão sendo realizadas atribuições básicas de uma agência, como o envio de cartas registradas e Sedex. Outra reclamação é quanto à falta de selos.
Uma usuária da agência, que prefere manter o nome em sigilo, acha a situação um descaso. “Somos obrigados a pagar mais caro para o envio de correspondências. Desde maio a máquina não registra cartas e desde junho não há selos. Em julho postei um livro para o exterior e não pude enviar como carta registrada, o que onerou muito o preço”, declara.
Segundo a gerente da agência da Jumana, Andréa Sanches, há alguns meses a empresa dos Correios parou de encaminhar materiais à loja, instalada há 21 anos no mesmo local. Segundo ela, outra agências fraqueadas estão enfrentando o mesmo problema. “Por causa disso vários serviços da agência estão prejudicados, como o registro de cartas, Serviço de Encomenda Expressa (Sedex), o selar de correspondência, entre outros”, confirma. “Ficamos envergonhados em não poder prestar um bom serviço aos nossos usuários, mas a culpa não é nossa. Somos apenas uma franquia e dependemos dos Correios para receber material. Estamos fazendo de tudo para regularizar a situação”, completa.
A gerente conta que abriu processo na Justiça contra os Correios, onde alega que a empresa não cumpriu o que está firmado em contrato. “Eles são obrigados a fornecerem material, mas não estão cumprindo”, afirma. Segundo Andréa, no momento, a agência disponibiliza apenas os serviços de envio de cartas simples, pois conta ainda com certa quantia de selos em estoque, PAC – serviço econômico para envio de mercadorias e o despacho de objetos para o exterior.
A Folha entrou em contato com os Correios que não se manifestou até o fechamento da matéria.
Tem uma agencia na estrada do alvarenga em SP que tambem esta com o mesmo problema… a agencia mais proxima fica a mais de 10 km de distancia.. é uma vergonha..