Quem procurou o clínico geral do Atendimento Médico Ambulatorial (AMA) Hermenegildo Morbim Junior, no Jardim Independência, na última segunda-feira, dia 28, precisou de doses extras de paciência. A unidade tinha fila de espera de cerca de quatro horas. Para piorar, enquanto aguardavam na sala da recepção, que permaneceu lotada durante todo o dia, pacientes com conjuntivite ficavam lado a lado com pessoas que não estavam com a infecção ocular, gerando risco de contaminação.
“Estava com a garganta irritada. Cheguei às 10h e depois da triagem, fiquei esperando. Às 13h30, já com fome e dor de cabeça, fui para casa almoçar e tomar um remédio. Voltei às 15h30, não fizeram nova ficha e só me atenderam por volta das 18h30. Fui a última a ser atendida”, comenta a publicitária J.Z.
Porém, este não foi o único problema encontrado pela paciente. “Perdi o dia de trabalho, mas quando fui pegar o atestado, só quiseram me dar uma declaração para o período da tarde, já que, segundo eles, fui chamada às 14h e não estava presente. Não tinha como ficar sem comer este tempo todo. Em nenhum momento vieram me perguntar se eu estava bem”, completa J. Z.
A Folha informou a Secretaria Municipal da Saúde sobre a situação do AMA às 14h30. A reportagem voltou ao local à tarde e constatou que por volta das 17h30, apesar do expediente da unidade se encerrar apenas às 19h, muitos pacientes ouviram que a opção era seguir até o hospital de Vila Alpina ou voltar no dia seguinte.
Questionada, a gerente da unidade informou que a situação foi um caso atípico, por causa do grande número de pacientes naquele dia. Já sobre o caso da publicitária J. Z., alegou que não seria dado o atestado para o dia, pois ela não estava no local na hora em que foi chamada. A funcionária também ressaltou que a Secretaria não entrou em contato com ela.
A Secretaria Municipal de Saúde , que por telefone informou que contatou à unidade na própria segunda-feira, ressaltou que o Estado enfrenta um surto de conjuntivite e por isso houve aumento considerável na demanda das unidades. Sobre o caso de J. Z. foi esclarecido que a AMA pede desculpas pela demora no atendimento, mas que o atestado não foi solicitado pela paciente ao médico e que a mesma só veio a pedir o documento na recepção, quando foi esclarecido que a unidade somente poderia liberar a declaração de comparecimento com o período em que ela esteve no local.
A paciente rebateu. “Pedi o atestado ao médico e ele mandou pegar a declaração com as meninas do atendimento”. A reportagem estava presente quando ela informou o fato na recepção e também à gerente da unidade. Mesmo assim, não foi atendida. A nota da Secretaria também não explica a recusa no atendimento após às 17h30 e o fato de pacientes com conjuntivite ficarem horas ao lado dos pacientes sem a infecção.
“Servicinho” de primeiro mundo é outra coisa, é ou não é ?
Realmente a gerente da AMA não assume seus erros. Já tive problemas com ela. Arrogante!!
ACHO O QUE O ATENDIMENTO DO AMA HERMENEGILTO, ESTA FICANDO CADA DIA PIOR, AS ATENDETES VIVEM, BATENDO PAPO, ZANZANDO PRA LA E PRA CA, EU JA CHEGUEI AS 18:30 PARA MEDIR PRESSAO, E NAO QUISERAM ABRIR FICHA, MANDARAM EU PARA O OUTRO LADO NO POSTO, ONDE A ENFERMEIRA DISSE QUE MINHA PRESSAO ESTAVA NORMAL E AO TIRAR PRESSAO NA FARMACIA MINUTOS DEPOIS E ESTAVA BAIXA….ELAS DEMORAM PARA CHAMAR A SENHA, ALGUNS ENFERMEIROS SAO LERDOS…E OS MEDICOS GERAIS, E PEDIATRAS, ESTAO CADA VEZ PIORES. ESTOU DECEPCIONADA, AINDA MAIS PQ TENHO UMA FILHA. 😳
Eu dou muita sorte então!! Pois toda vez que vou ao AMA sou atendida no máximo em 1 hora. Acho que esse problema se deve à epidemia de conjuntivite que está lotando não só a rede pública como a particular.Gosto muito do atendimento desse AMA, sou sempre bem atendida. Minha filha já ficou doente e os medicos do convenio não deram importância ao caso; e no AMA pediram todos os exames descobriram o que ela tinha a medicaram corretamente. 😉
boa tadre a todos
ja estive varias vezes neste local , e nao tenho do que reclamar, as atendente da recepcao, , muito educadas, as enfermeiras(os) muito atenciosas, estive ai em menos de 01 mes e fui muito bem atendida, ate os medicamentos tinha todos, acho que foi estrelismo da pessoa que contaratou a equipe de reportagem , foi desnecessaria, pois ultimamante , esta tendo surto de dengue e conjutiivite. e infelismente o Governo do ?Estado não acompanha populacao, que esta muito.
btacoa