Debruçados sobre o caso desde o último dia 8, ocasião em que o estudante universitário Carlos Eduardo de Souza Garcia, de 24 anos, após tentativa de roubo de um aparelho de MP3, foi friamente assassinado no quintal de sua residência na rua Xavier da Rocha, na Vila Prudente, policiais civis e militares conseguiram prender três dos quatro envolvidos no crime no início da tarde desta terça-feira, dia 15. Eles foram detidos em suas moradias, todas na própria região da Vila Prudente. O autor do disparo que matou Garcia é K.C.G.V., de 16 anos.
A ação dos bandidos foi filmada pelas câmeras de segurança da residência da vítima e mostram que, após a abordagem, K. já estava indo embora sem levar nada, quando resolveu voltar e alvejou o estudante na cabeça. Depois de assumir o crime, ele contou aos policiais o motivo banal que o fez atirar: Garcia teria batido o portão nele para impedir sua entrada. Ele chegou a argumentar aos policiais que o “estudante bateu o portão na sua cara”. No momento de sua detenção, K. disse ainda que quando já estava na rua, Wellington Batista da Silva, de 20 anos, que também chegou a entrar na residência durante o crime, perguntou se ele não iria dar uns “pipocos” na vítima, então ele decidiu executar o estudante. A polícia suspeitava, baseada nas imagens, que o universitário não havia entrado em confronto com o infrator e já definia o crime como uma ação brutal.
Após as investigações da Polícia Civil e das informações obtidas pelo soldado PM Barreto, os investigadores, junto com Barreto, e com apoio dos soldados Nilton e Balbino, e o aspirante oficial Matsuoka, todos da 4ª Cia. do 21º Batalhão, surpreenderam K. em sua casa na rua Montojo. Ele confessou o crime na frente da avó, que acabou desmaiando e precisou ser levada ao hospital.
Apesar de o caso ter sido divulgado inicialmente como um trio, há um quarto envolvido que aparece poucas vezes nas imagens e fica do outro lado da rua, observando a movimentação. Ele é Diogo de Amorim Cruz, de 21 anos, que residia na rua Deodato Ferreira Leite, e igualmente assumiu a participação no assassinato. Antonio Charles Vieira, de 20 anos, morador da rua Giestas, que aparece nas gravações fumando no meio da rua, também foi detido. Nenhum deles possuí antecedentes criminais. A polícia está atrás agora de Wellington Batista da Silva, de 20 anos, que teria fugido para o interior do Estado.
Durante entrevista coletiva no 56º Distrito Policial, o titular Renato Marcos Porto e os delegados José Luis Reis Alexandre e Greice Gandolph, explicaram que os detidos irão responder pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte. “Todos serão acusados pelo assassinato, claro que cada um irá responder de acordo com a sua participação”, comentou Porto. O caso também será registrado como formação de quadrilha e corrupção de menor.
Cruz e Vieira vão ser transferidos para o Centro de Detenção Provisória do Belém, onde aguardarão pelo julgamento. K. foi encaminhado para a Fundação Casa (antiga Febem). A Polícia pede para quem tenha informações sobre o paradeiro de Wellington Batista da Silva, ligue para o disque-denúncia, pelo número 181.
O crime
Por volta das 20h do dia 8, Carlos Eduardo de Souza Garcia entrava a pé em casa, quando um dos quatro suspeitos, que andavam em duplas pela via, se aproxima e aponta o revólver para Garcia, ultrapassando na seqüência, o portão da moradia. Em seguida, outro envolvido também aparece no portão. As cenas do circuito de segurança da residência da vítima mostram ainda um dos criminosos cutucando Garcia com o cano da arma e depois, os dois assaltantes saem da casa. Instantes após, vem a parte mais chocante da gravação: o jovem armado volta e atira a queima-roupa contra a cabeça de Garcia, que ainda tentou se proteger abaixando no portão, mas acabou atingido.
Ainda durante a abordagem dos criminosos, o pai de Garcia viu o que estava ocorrendo pelo circuito de segurança e chegou a aparecer na janela de cima do sobrado, implorando que “levassem o que quisessem, mas que não machucassem seu filho”. Mas, enquanto descia as escadas, ele ouviu o barulho do tiro. Quando chegou ao quintal já encontrou Garcia no chão. O rapaz foi levado às pressas para o hospital São Cristóvão, na Mooca, mas não resistiu ao ferimento.
Garcia estudava Letras na universidade São Judas Tadeu, na Mooca.
Leia o que já foi publicado sobre o caso:
Assassinato de estudante choca a região
Vizinhos de estudante assassinado reclamam de falta de iluminação na via
Parabéns pela cobertura deste fato, que aliás chocou toda a população de São Paulo, diga-se uma atitude monstruosa que a falta de civilidade acomete os seres no seculo XXI.
A pena de morte definitivamente já está estabelecida em nosso meio. Pena que está do lado errado. Olha só em que ponto chegamos.
Tudo isso que vemos hoje é o triste resultado de se dar muita atenção aos direitos humanos de quem nunca teve um pingo de humanidade. Agora estamos a mercê dos vagabundos. E ainda querem fazer um novo estatuto de desarmamento. Realmente os valores estão invertidos.
Afinal de contas, estamos no único país do mundo onde a impunidade está estabelecida na Constituição sob o pseudônimo de “amplo direito de defesa”. Aliás, só tem amplo direito de defesa quem tem problemas com a Justiça, o que não é o caso de 99% da população, que se mata de trabalhar pra pagar impostos escorchantes (pra não falar um roubo) e ter, como contrapartida, serviços da pior qualidade e escândalos de corrupção de todos os lados.
Por causa de políticas demagógicas de direitos humanos temos nós, os humanos sem direito e cheio de deveres, que ficar escondidos dentro de nossas casas e ainda pedir a Deus para que não sejam invadidas. Polícia virou material de enfeite. Justiça virou piada.
Que realidade sórdida. A situação já está insustentável e cabe e já passou da hora, de quem de direito, resolver, de uma vez por todas, esse problema. Mas, para resolver, será necessário radicalizar, e radicalizar muito, pois já está provado que o blá-blá-blá usado até então, nada resolveu.
Como reféns dessa situação, resta apenas nos solidarizar e prestar nossas condolências à família enlutada.
O pivete assassino de 16 anos provavelmente estará fazendo livremente seus “latrocíniozinhos” daqui a 3 anos, isto é, caso não seja solto antes.
Nenhum deles é morador das favelas da vila prudente.
Todos de classe média.
Ora Mario… sei lá do que… como você afirma isso? Você os conhece para dizer que são de classe média? Já que você detem este conhecimento, sugiro que procure a polícia para dar mais informações sobre esses vagabundos, facínoras e marginais peçonhentos. Caso não tenha prestado atenção, o pior de todos, o que deu o tiro na vítima, mora na extensão da favela do Morro do Péu, ou seja nas casinhas em frente à Cohab. Mas é claro que você já sabia disso, pois suas palavras indicam que você está bem informado sobre esses delinquentes malditos.
Não estou a favor desses vagabundos de jeito nenhum, pois espero não cruzar o caminho desse tipo de marginal, mas todos nós sabemos de histórias de pessoas de “classe mérdia” e até “alta”, que fazem barbaridades até piores que isso com os próprios entes. E como todos sabem bons advogados compram liberdade e bom advogado depende de que? $$$… Portanto não é por ser de classe baixa, média, alta… e sim por falta de carater
A certeza da impunidade permite que esses malditos menores bandidos tirem a vida dos cidadãos de bem. Quando ou “se” ele fizer 18 anos, terá sua “ficha limpa” e o passado criminoso esquecido… 😐
Prezados (as) Senhores (as),
😐
Tudo começa pelos políticos de Brasília! Covardes, cachorros, corruptos, analfabetos e outras situações calamitosas… É O CIRCO CHAMADO BRASIL, que está na mídia do mundo como o país da impunidade e de ladrões, eles estão com a lei burra! De 40 anos atrás nas mãos, e, não mudam nada todos os políticos são parasitas, pois a sociedade somos nós que trabalhamos honestamente, o povo é muito pacato, sofrido, não sabem cobrar nada não somos uma raça pura e sim misturados há que saudades do ATO INSTITUCIONAL Nº 05… Os adolescentes deveriam ir para prisão como os adultos… A pena mínima tem que ser 60 anos ininterruptos sem dó e perdão… O meu pai que era sargento “CGP” Comandante de Guarnição de Patrulhamento DA ANTIGA Força Pública do Estado de São Paulo, sempre dizia AOS AMIGOS UM ABRAÇO PARA OS INIMIGOS O RIGOR DA LEI! Todos os bandidos são covardes querem tudo na vida fácil “VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS” tem que ter prisão agrícola E PERPETUA para eles sentir o drama da SOCIEDADE BRASILEIRA PÁCIFICA E ORDEIRA Digo mais mandar todos os políticos arcaico que não pensam em mudanças para o asilo mofar na angustia de não ter feito nada para o povo brasileiro…Mudança já !!!
Att.,
Gordom
“crianças tem que ser criadas sabendo que tem que respeitar o proximo ,e saber que temos que estudar e trabalhar para ter algo, pai que da tudo que o filho quer nao corrige na ora que tem que ser corrigido vira um jovem delinquete ,que por mais que tenha sempre vai querer mais e mais , basta crianças bem estruturadas mentalmente sao futuros jovens ,jovem eé futuro da naçao,vc planta limao rega limao fortifica o limao e quer colhar laranja ,nao tem como, asim é a criaçao dos filhos. pai mae olha a criçao das suas crianças para o bem da humanidade… 😡
Dalva, parabéns, voce está com a razão, voce falou tudo com breves palavras, é isso mesmo, nada de passar a mão na cabeça dos filhos, tenho isso como exemplo aqui em casa, sempre passei aos meus filhos…estudar,estudar,estudar,trabalhar,trabalhar, ser útil na vida….o que vem após é conseguencia.
[quote name=”dalva”]”crianças tem que ser criadas sabendo que tem que respeitar o proximo ,e saber que temos que estudar e trabalhar para ter algo, pai que da tudo que o filho quer nao corrige na ora que tem que ser corrigido vira um jovem delinquete ,que por mais que tenha sempre vai querer mais e mais , basta crianças bem estruturadas mentalmente sao futuros jovens ,jovem eé futuro da naçao,vc planta limao rega limao fortifica o limao e quer colhar laranja ,nao tem como, asim é a criaçao dos filhos. pai mae olha a criçao das suas crianças para o bem da humanidade… :-x[/quote]
Parabéns pela cobertura e por colocar a foto do caçado bem clara no jornal. Foi uma tragédia.Acho que é o fim dos tempos.Fica a pergunta,como nos protegermos desses assassinos,que estão andando por aí,livres ,leves e soltos…
TEM Q MATAR ESTE MONSTRO Q PARA MIM NÃO É MENOR , SIM O MAIOR DE TODOS.
NÃO DÁ MAIS PARA ACEITAR ESSE TIPO DE IMPUNIDADE.
ATÉ QUANDO??????
🙁 😡 😥 😥 😳 😳 😡 😡
Só para ilustrar, aqui em João Pessoa há um colega que, vendo um marginal descendo pelo seu telhado, às 2h da manhã, em cima do seu quarto, não vacilou: meteu chumbo no desgraçado. Resultado: até hoje tem problemas com a justiça, passado quase 20 anos. Se fosse bandido, não teria tido nada. Também há o caso de uma mãe que não pode sequer falar mal do assassino do seu filho. Proibido pela “justiça”.
Isso é o nosso amado país.
eu acho que esses menores q cometem esse tipo de crime devem pagar como adultos devem ir pra cadeia e nao para instituicao nenhuma. Sao todos assassinos e devem pagar por isso.Tenho 2 filhos e nao durmo enquanto eles nao chegam preocupada com essa violencia q sempre fica impune nao da em nada saem pra rua pra cometer isso novamente alguem tem que mudar essa lei. Menor assassino na prisao e pagar pelo seu crime.Votar pode !!!Entao pode ficar preso tambem.
Solução: Pena de morte!!! A lei penal do Brasil é ultrapassada.
Politicos: vc ficam de boa pq não é seu parente que morreu…
Justiça com as proprias mão é a melhor resposta.
Por isso que o Brasil não vai para frente. Sempre será pais de 3º mundo.
Ricardo, me diga pelo menos 3 países de primeiro mundo que possuem pena de morte, e diga se funciona. abs
[quote name=”Ricardo”]Solução: Pena de morte!!! A lei penal do Brasil é ultrapassada.
Politicos: vc ficam de boa pq não é seu parente que morreu…
Justiça com as proprias mão é a melhor resposta.
Por isso que o Brasil não vai para frente. Sempre será pais de 3º mundo.[/quote]
Caso horrível, parabéns pela cobertura, sem essas matérias pensamos que estamos bem na região mas acabamos é ficando cada vez mais desprevenido
🙁 Sou nascido na V. Prudente e atualmente moro em São Carlos, fiquei indignado com este caso, será que não temos mais sossego onde estamos residindo? Aqui também está dificil, mas graças à Deus temos policiais competentes pra desvendar esses casos, meus sinceros pêsames a família desse rapaz…………..
O rapaz que matou este estudante irá completar 18 anos hoje, talvez será solto, por ter maior idade. Esse é o brasil…