Na manhã de ontem, o 3º Grupamento de Bombeiro, na rua Doutor João Inácio Teixeira, na Mooca, realizou a tradicional solenidade comemorativa de aniversário. A unidade, que chega ao 116º ano de prestação de serviço à população, é responsável por 12 postos distribuídos pela Zona Leste e é a segunda mais antiga do Estado.Durante o evento, que contou com desfile da tropa e das viaturas da corporação, foram entregues medalhas comemorativas do Centenário do Grupamento. Receberam a honraria autoridades militares, personalidades civis e políticos, como o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.
Um dos destaques da solenidade foi a presença do secretário chefe da Casa Militar, Ademir Gervásio Moreira, que também foi condecorado com a medalha. Ele falou sobre a importância do Corpo de Bombeiro e do Grupamento. “Essa unidade possui um papel relevante para a comunidade e é merecedora de uma cerimônia como essa”, declarou.Segundo o comandante da unidade, tenente coronel Carlos Benedito Carvalho, que ocupa o cargo há dois anos, “é um orgulho esta à frente do GB”. “Esse é um dos grupamentos mais antigos e importantes de São Paulo, pois atua em uma área muito extensa e bastante carente, que é a Zona Leste da cidade. Espero poder continuar exercendo o melhor para esta comunidade”, afirmou o comandante.
O 3º Grupamento atende uma das regiões mais populosas da Capital, com uma área aproximada de 314 quilômetros quadrados, habitada por cerca de 4 milhões de pessoas. Em 2010 prestou mais de 30 mil atendimentos – média de 83 ocorrências por dia, como resgates, salvamentos, incêndios e auxílio ao público, entre outras atribuições.