Todo início e final de ano a história se repete: moradores e comerciantes da região sofrem com as chuvas. As enchentes na Vila Prudente e arredores são destaques na Folha desde as primeiras edições do jornal, em 1992. O mesmo não pode ser dito sobre as ações da Prefeitura para minimizar o problema, pois, na maioria das vezes, não passam de medidas paliativas de zeladoria, como a limpeza de bocas de lobos. Levantamento realizado pela reportagem, com matérias publicadas na última década, apontou que os alagamentos ganharam cada vez mais destaques por conta da assiduidade com que ocorrem neste período e a intensidade assustadora.
Na primeira semana da década passada, o jornal trazia na capa: “Vila Prudente começa 2000 debaixo d’água” e o morador da rua da Prece, Sérgio Pomitre, fazia a seguinte afirmação: “Nunca fizeram nada para acabar com o problema das cheias, que dura mais de 40 anos. A Prefeitura vem, faz as melhorias para o trânsito e piora a nossa situação”. Em resposta, o então administrador da regional, Carlos Alberto Borsato, já mencionava a ideia de instalação de três piscinões na Anhaia Mello.
Em 2001 a história não foi diferente. No final de janeiro, um morador da rua Limeira, indignado com a situação, estava de mudança apesar de residir há apenas 10 meses na via. “Vou para outra casa, aqui perdi móveis, freezer, mantimentos, roupas e fogão”, explicava o vigia Raimundo Sampaio de Souza.
Três anos depois, o caos continuava na região, de novo, no primeiro mês do ano. A chuva do dia 30 de janeiro, que durou cerca de uma hora e meia, foi equivalente ao esperado para uma semana inteira. Na rua Bento Sabino dos Reis, na região do São Lucas, dois veículos invadiram um imóvel. “Cheguei a ficar com a água na altura do pescoço”, relatou Cícera Aparecida da Silva, que, com a força da enxurrada, foi arremessada contra os móveis de sua casa.
Em 2006, outro tradicional ponto de alagamento ganhou destaque na Folha: o Largo de Vila Prudente, em especial a rua José Zappi. Bastaram poucos minutos de chuva para carros serem arrastados.
Em fevereiro de 2008 a região sofreu uma das piores enchentes da sua história. O rio Tamanduateí transbordou e invadiu pistas da avenida Doutor Francisco de Mesquita, chegando a alagar até o estacionamento do Central Plaza Shopping. Nos arredores da Favela de Vila Prudente, motoristas precisaram ser resgatados. “Não tinha como sair. Abandonei o carro e moradores da comunidade me ajudaram a retirar minha esposa. Logo depois perdemos o veículo de vista”, relatava um morador da Vila Mariana que estava de passagem pelo bairro, o contador João Marco.
Nos três primeiros meses de 2009 as enchentes voltaram a atingir a Vila Prudente com violência, resultando inclusive na morte por parada cardíaca de um dos fundadores dos Brinquedos Bandeirantes, Ciro de Souza Nogueira, de 81 anos, no dia 17 de fevereiro. Ele começou a passar mal no carro, travado no trânsito e com a água subindo cada vez mais. “Trouxemos ele e o enfermeiro dele, que também estava no automóvel, para o meu bar. Mas a enxurrada começou a invadir aqui também. Levamos o senhor para o andar de cima, mas ele faleceu antes da chegada do Resgate”, contou na época a comerciante Maria das Graças Batista de Souza. Na capa desta edição, a manchete: “Enquanto a Prefeitura desenvolve projetos… Vila Prudente alaga pela quarta vez no ano”.
A primeira matéria sobre alagamentos desta temporada de chuvas foi registrada já em novembro do ano passado. Neste início de 2011 a Folha voltou a alguns dos pontos citados acima e constatou, que a preocupação dos moradores continua.
A promessa de construção de piscinões na avenida Anhaia Mello não saiu do papel. Enquanto isso, o crescimento urbanístico ao longo da via segue a todo vapor. Atualmente, as obras do monotrilho ocupam o canteiro central da avenida, que conta ainda com a construção simultânea de alguns edifícios residenciais.
Como eu já disse em matéria sobre a Demora em terminar a operação assistida do Metrô V Prudente,
Da mesma forma eu deixo meu comentário aqui sobre as enchentes:
O Povo da V.Prudente merece isso, Metrô que não funciona e muita água enchendo as ruas e casas.
Pois o PSDB já está no governo de SP há 16 anos e esse povo continua a votar neles.
Depois todos os anos a história se repete, enchentes, trânsito, Metrô e por ai vai.
Mas se o povo da VP gosta do PSDB, não tem do que reclamar.
Agora é só aguardar mais 4 anos de enchentes e tudo mais.
Concordo totalmente, nas eleições a Folha VP fez um levantamento sobre os votos na região e o PSDB ganhou com maioria esmagadora…
Ou seja, a maioria está satisfeitíssima com as enchentes, o metrô, o monotrilho, etc….
osvaldo, são 20 anos governando são paulo, 16 com alckimin, e 4 com serra, e agora com mais 4 anos de alckimin, não sei como tanta gente votam neles…
a inauguração das estações VP e tamanduateí foram meramente eleitoreiras, e creio que só ficarão prontas de fato, depois que terminal monotrilhos fiquem prontos, isso provaelmente próximo ao inicio das eleições para a prefeitura, para alavancar votos; afinal o sentimento de descontentamento por atrazos e demora, serão trocados peçla satisfação de ter finalmente o metro na zona leste.
Tirou as palavras da minha boca!!!
->Metro só não funciona na zona leste pela metade e o mais engraçado é que ja o Sr. Governador em vez de anunciar mais metro, mecheu no cronograma agora os metros não ficaram prontos até 2014,
->Serviços de pavimentação da pista de corrida Parque Lydia Natalizio Diogo com pavimentação pela metade( só nas entradas do parque tem pavimentação), só fazerm as coisas pela metade.
->SABESP só faz serviço “pela metade” pois deixa que o esgoto de casas se misturem na agua que bebemos da represa de Guarapiranga, não faz captação de 100% do esgoto joga tudo nos ESGOTOS Tamanduatei, Tiete e Pinheiros (não chamo de rio pq não é, não tem peixe,não tem beleza, não é limpo ou seja não tem vida então não é rio!)
Voltando ao assunto das chuvas deveriam fazer especie de tubulações que captassem as aguas da chuvas para reclicla-las e voltar a reutiliza-las isso acabaria com o problema das enchentes.
O POVO MERECE RESPEITO, AQUI NÃO ESTA SENDO DISCUTIDO PARTIDO POLITICOS E SIM VIDAS. E NÃO SE PODE GENERALIZAR DESSA FORMA. MERECEMOS RESPEITO E DEVEMOS COBRAR DAS AUTORIDADES E SOU APENAS MAIS UM MORADOR QUE VIVO NESSA SITUAÇÃO E NO QUE PUDER FAZER PRA RESOLVER FAREI COM PRAZER POIS ESTAREI FAZENDO A MINHA PARTE.
Engraçado todos falando de partido político aqui. Podem continuar falando, mas de isso nada vai ajudar a resolver os problemas. Falam tanto do PSDB mas se esqueceram de que a Martha e a Erundina (PT) também nao fizeram nada. acabou as enchentes???
Uma grande parte dos culpados sao os moradores, que adoram jogar entulhos, moveis, lixos em geral nas ruas, valas, corregos e afins.
Essa disputa politica que sempre acontece, quer de alguma forma tirar a culpa dos proprios habitantes. entao quer dizer que em Santo Andre, Maua, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Austrália, tudo isso tbem é culpa de um partido político????
Nessas horas, colocar a culpa nos governos é muito fácil… Todos têm sua parcela de culpa, o governo, por não construir piscinões suficientes, e não se preocupar com a infraestrutura, o povo, por jogar lixo nas ruas, e também as chuvas que foram muito maiores do que o previsto… Como vimos no Brasil inteiro, isso não é só um problema da Vila Prudente e da Cidade de São Paulo, e sim, no Brasil inteiro…
Pergunta: Pq se joga lixo em locais públicos????
Resposta: Pq não tem educação formal…
Pergunta: Quem provém educação???
Resposta: Governos…
Conclusão: Ainda que o povo suje suas ruas, seus líderes são responsáveis por não instruí-los corretamente…
Desculpa Fabio, porém educação vem de berço, e nao os governantes são obrigados a instruí-los. Imagina se fosse prender ou punir cada um que joga desde um papel de bala a uma carreta de entulho… Aí entramos em um outro tema sobre que já vem de cultura e nao vem ao caso!
E vcs de fato acreditam que se as ruas estivessem limpas as enchentes desapareceriam???
Continuo afirmando, os maiores culpados são as autoridades, em todos os níveis…
A parcela d culpa da população é ínfima perto dq nossos governantes poderiam fazer, começando pela educação…
Marcelo, estou plenamente de acordo com voce, o principal culpado nisto tudo é os moradores que jogam lixo na rua, basta ver na Av.Francisco Mesquita, a quantidade de lixo jogado, pneus, sofás,etc…já ocorreu até morte por causa disto, a prefeitura limpa e o povão sub-desenvolvido suja, a culpa é da Prefeitura?, e na recente inaugurada pista do Corrégo Magalhães?, faça uma visita lá e veja o que esta acontecendo.
Não tenho procuração para falar da Prefeitura, mas trabalhei por quase dois anos como motorista tercerizado, e acompanhei de perto os trabalhos gigantescos da Sub-prefeitura no combate a fiscalização, obras, poda de arvores, desapropriações por invasão de locais, defesa civil, e ví de perto quão é dificíl de resolver isto, que vem já de décadas.
[quote name=”Marcelo D. Soares”]Engraçado todos falando de partido político aqui. Podem continuar falando, mas de isso nada vai ajudar a resolver os problemas. Falam tanto do PSDB mas se esqueceram de que a Martha e a Erundina (PT) também nao fizeram nada. acabou as enchentes???
Uma grande parte dos culpados sao os moradores, que adoram jogar entulhos, moveis, lixos em geral nas ruas, valas, corregos e afins.
Essa dis[censurado] politica que sempre acontece, quer de alguma forma tirar a culpa dos proprios habitantes. entao quer dizer que em Santo Andre, Maua, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Austrália, tudo isso tbem é culpa de um partido político????[/quote]
Outro dia lí no Colunão que alguém sugere a mudança de nome da estação de metrô para “Prudente de Moraes”, ou coisa que o valha.
Minha sugestão:
ESTAÇÃO VILA PRUDEN-CHEN-TE
SABEMOS DOS PROBLEMAS QUE A CHUVA CAUSA.
MAS CADÊ A COLABORAÇÃO DO POVÃO.
ESSES SÓ SE PREOCUPAM QUANDO É MES DE JANEIRO E A CHUVA CAÍ.
POIS BEM NOS DEMAIS MESES ELES SÓ COLABORAM JOGANDO LIXO E TUDO QUE É ENTULHO PELAS RUAS E BAIRROS DA CIDADE.
TAÍ O RESULTADO FINAL. BOA SORTE A TODOS.
TENTAR APONTAR OS POLITICOS COMO CULPADO É FACIL E COISA DO DATENA.
COLABOREM COM A LIMPEZA CONTINUEM JOGANDO ENTULHO E MOVEIS VELHOS PELA CIDADE E RIOS, PRAÇAS RUAS CALÇADAS.
A PREFEITURA LIMPA… PAGAMOS IMPOSTOS.
ELES TEM INTEIRA RESPONSABILIDADES.
IMPOSTOS CAROS.
EU MESMO NUNCA VIA A PREFEITURA JOGAR LIXO NA RUA OU EM RIOS.
SÃO PAULO É UMA CIDADE ENORME. TEM MILHOES DE HABITANTES TODOS COLABORAM COM A SUJEIRA.
NUNCA VI NINGUÉM SE QUER CATANDO OS LIXOS JOGADOS NAS CALÇADAS DA VILA PRUDENTE OU REGIÃO.
PODE DEIXAR QUE VÃO CONTINUAR OS ALAGAMENTOS AS ENCHENTES. O POVO BRASILEIRO É PORCO E NÃO TEM EDUCAÇÃO.
É MUITA CHUVA.
CAMARADAS.
ÁGUA PRA DEDEL.
ESTÃO PENSANDO QUE OS RIOS VÃO SUPORTAR.
AH TÁ. VAMOS ESPERAR.
O PROBLEMA ESTÁ SO NO COMEÇO….
Gente, independente do partido que está governando cabe a nós, moradores do local pleitear com mais afinco que algo seja feito.
Gente, sejamos um pouco mais críticos…
Todos os rios de SP possuem vias marginais que não permitem o escoamento da água de forma natural, como é o caso da Anhaia Melo…
E vcs vem me dizer que o lixo é o maior culpado????
Isso é engolir desculpa de político…
O lixo só agrava um problema crônico muito maior…
E já que estamos falando de Sub-Prefeitura de Vila Prudente. vocês já repararam como não há nenhum tipo de fiscalização contra os botecos que prolilferam em nossa região, com muito barulho, álcool, etc. até altas horas, onde nem PSIU e nem PREFEITURA se preocupam com nós, moradores que pagamos altos impostos. Que tal os Srs. Fiscais passarem para checarem se há Alvarás de Funcionamento dos bares da Rua Dr. Vicente Giacaglini, nºs 370 e 381, na Vila Bela ?
foi publicado o texto anterior ?
eu moro nos alojamento da favela jacaraipe ,ate hoje depois de 8 anos ainda estamos no alojamento as caixa d´´água estão quase sem tamba .