
Agora, a chamada Operação Delegada também vai atender a área da Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, atuando inicialmente nas imediações das estações Vila Prudente e Tamanduateí do Metrô. O objetivo é evitar que os locais virem “camelódromos” como o que existe na rua Tuiuti, no Tatuapé.
“Essa iniciativa vem obtendo bons resultados em pontos onde já foi adotada. Aqui, na área apontamos as estações do Metrô como forma de prevenção. A intenção é se antecipar, porque depois que o problema se consolida, fica mais difícil para solucionar”, comenta o subprefeito Wilson Pedroso.
O decreto sobre a Operação Delegada na região foi publicado nesta quarta-feira, dia 6, no Diário Oficial do Município e a ação, segundo o subprefeito, já deve começar nos próximos dias. “Futuramente também queremos estender a iniciativa para os arredores dos hospitais do Jardim Grimaldi e do Sapopemba”, avisa.
Saiba mais
A Operação Delegada possibilita que policiais militares fiscalizem, em dias de folga, pontos com alta concentração de ambulantes trabalhando irregularmente. Iniciada em dezembro de 2009 na rua 25 de Março e adjacências com cerca de 250 policiais militares que, divididos em três turnos, patrulham a área das 6 às 19h; a iniciativa foi estendida dias depois para o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro. No início deste ano também foi implantada no Largo da Concórdia, área sob jurisdição da Subprefeitura Mooca. E, desde então, vem sendo aplicada em diversos pontos da cidade.
Além do reforço no combate aos ambulantes irregulares, a Operação é uma oportunidade para policiais militares que queiram usar seus dias de folga para complementar a renda familiar. Os PMs podem trabalhar até 96 horas por mês na operação. O salário, pago pela Prefeitura é de R$ 12,33/hora para os praças e de R$ 16,45/hora para os oficiais.
Os policiais que participam da Operação Delegada cumprem escalas feitas pela PM, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica.
Balanço
Desde o início da operação na região da rua 25 de Março, o número de ocorrências criminais caiu 80%. Houve queda de 59% no registro de roubos e 20% no de furtos. Também foi percebida diminuição de 29% no furto de veículos. Por dia, são apreendidos, em média, 400 sacos de mercadorias contrabandeadas.
O secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, destaca o sucesso da iniciativa: “A Operação Delegada apresentou resultados extremamente positivos em todas as regiões onde foi implantada e a expansão visa intesificar o combate ao comércio clandestino e aos prejuízos que a sociedade sofre com essa prática”.
Fiquei mais tranquila com essa notícia, eu estava preocupada pensando que a estação de metro Vila Prudente poderia ficar igual ao metro Tatuapé.
Vendedores ambulantes empobrecem a região.Ótima iniciativa da prefeitura.
Gostei.
Querida Angélica , os vendedores ambulantes são pais de família e desempregados , o querido prefeito Kassab em campanha havia prometido um bolsão para colocar os camelôs,mas quando ganhou não cumpriu ele colocou a PM EM HORARIO DE FOLGA FARDADOS E ARMADOS para expulsar os camelôs ,com total abuso eles perseguem, derrubam e quebram as mercadorias se a senhorita está por fora do assunto não comente vá na 25 e no Brás que a senhorita verá pessoalmente o descaso contra pais de família.
QUE DEUS TE ABENÇOE.
Caro Valmir, vou fazer uma proposta pra você. Pegue um mais desses pais de família e os coloque na porta de sua casa para vender os produtos pirateados ou contrabandeados que eles vendem. assim você ficará feliz com essa situação.
Também fiquei mais tranquila!!Apoio a idéia!! 😉 😆 😀 8)
Gostei da iniciativa da prefeitrura.É muito triste ver o abandono da estação Tatuapé.Uma estação tão bonita como a Vila Prudente não merece isto.
A estação Vila Prudente foi inaugurada recentemente, de inicio é bonita, mas depois de alguns anos vai ficar como as outras estações a guarda civil metropolitana não vai ter controle sobre os vendedores ambulantes, isso não vai pegar na prática.
Eu apoio a iniciativa da prefeitura ! Os ambulantes não tem respeito por nada e por ninguem, já passei com a minha mulher e filhas na 25 e eles ñ nos respeitaram.
Acho que um camelô postou um comentário.