Desde 26 de julho, a Secretaria Municipal de Infra-estrutura Urbana e Obras (Siurb) está realizando melhorias na iluminação e em parte da pista de caminhada do parque ecológico Professora Lydia Natalízio Diogo, o Parque da Vila Prudente. As reformas, que estão sendo custeadas pela emenda do vereador Chico Macena (PT), contemplam a implantação de 18 postes de luz e reparos nos já existentes, além de novo piso em 400 metros da área para caminhada. Apesar de ter prazo inicial de 60 dias para a conclusão, os serviços ainda estão em andamento e devem atrasar por causa de problemas com a firma contratada. “A Siurb encontrou dificuldades com a empresa responsável pelos reparos. Por isso a finalização da reforma ainda não aconteceu”, explica a administradora do parque, Mariana Bretas de Araújo.
A melhoria na iluminação do espaço é reivindicação antiga dos usuários, fato que já foi retratado em matérias da Folha. “A unidade tem 60 mil metros quadrados e tinha 72 pontos de luz. Estes postes existentes já receberam os reparos necessários, falta apenas a instalação dos 18 equipamentos novos”, comenta Mariana, que explica também o motivo do playground estar fechado. “Tivemos que bloquear o local por conta da instalação de quatro postes de iluminação ali. Enquanto esse serviço não for terminado, não tem como abrir o espaço. Fios de alta tensão estão passando por ali, seria um risco para as crianças”.
Nas últimas semanas a Folha vem recebendo reclamações de usuários quanto ao atraso na liberação da pista de caminhada. “O problema é que ninguém procura a administração para obter informações. O local ainda não está pronto. Falta plantar a grama nas laterais, a chamada canaleta verde. Esta grama atrasou um mês para ser entregue, mas acredito que até semana que vem a pista esteja aberta”, ressalta Mariana. “Estão reformando apenas 400 metros dos 1.300 da pista de caminhada por conta da verba da emenda (R$ 76.218,05) não ser suficiente para reformar todo o local. Mas vamos tentar mais pra frente contemplar os metros restantes”, completa.
Cultura no parque
Em entrevista à Folha, a administradora do equipamento afirmou que seu principal objetivo à frente da unidade é proporcionar eventos culturais. “Já estamos com o projeto Teatro no Parque, que ocorrerá todo mês. Também realizaremos a Feira do Livro em outubro e queremos promover o Bosque de Leitura, que acontecerá sempre aos domingos a partir do ano que vem. Em janeiro iremos receber uma exposição sobre o câncer”, explicou Mariana, ressaltando que os próximos espetáculos de teatro serão apresentados nos dias 17/10 e 21/11.
A unidade também promove cursos para os usuários. “No momento estamos realizando aulas de jardinagem. Em outubro abriremos as inscrições para novos cursos, que começarão em novembro. Também estamos sempre de portas abertas para visitas monitoradas de escolas sobre educação ambiental”, completa.
O que é dificil de enteder é que todo este dinheiro sómente 400 metros foram excutados, sempre que se atrasa alguma obras a culpa é sempre da empresa contratada, então vejamos , porque que se contrata estas empresas de fundo de quintal, não é feito edital de contratação de concorrencia pública para estas empresas.
Nestes dias tive a oportunidade de ver 3 ou quatros homens trabalhando no local com uma “vontade… de trabalhar de fazer inveja”. Será que a SIURB não tem competencia para escolher melhor a empresa pra a execução dos trabalhos. Esta na hora do Sr.Vereador acompanhar isso mais de perto, foi assim também com as obras dos banheiros lá do Parque da Cidade V.Prudente, que custou um dinheirão e as obras demoraram……
Só uma constatação: nenhum orgão pode “escolher melhor a empresa que irá executar”. O processo é feito atraves de licitação.
Vale ressaltar que a verba da obra contempla as reformas na iluminação também e não só a pista de caminhada.
Olha da vergonha de ver tantos descaso,nos que moramos na vila prudente,temos um unico parque,que nao tem ,se quer uma pista ,condiçoes de uso adequado,o parquinho das crianças ,fechado para obras!!!!! que obras???. Sr subprefeito olhe com mais carinho os moradores do bairro e regiao. o parque e unico espaço de lazer da regiao…………….
Na minha opinião o parque poderia contar também com aparelhos de ginástica.
Com tanto dinheiro que se gasta a toa é muito pouco R$ 76 mil para reforma de um parque. É mais vergonhoso ainda só consertar 400 metros de 1300! Pagamos impostos e o mínimo que podemos ter é um local agradável para tentar recuperar a sanidade depois de programa político, trânsito, descaso.
Nao sei o que é pior, se demorar 6 meses para reformar 1/3 da pista de cooper ou demorar 02 anos e deixar um jardim japones mal cuidado e cheio de mosquitos
O pior é que as obras continuam paradas, o caminho interrompido, os canos dos postes jogados no chão junto com sacos de areia e cimento……cadê a turminha do PT…agora vão sumir todos eles né?, acabou as eleições….
E o espaço da linhas correntes, que ninguem fala mais nada….dias deste ví movimentação de máquinas no local….só espero que não vão retirar as arvóres que ainda restam…..onde está o defensor do “VERDE” que até agora não se pronunciou???, o que vai ser feito do local que ninguem falou mais nada….agora o terreno não é da Prefeitura?……com a palavra os donos do pedaço.(digo) espaço.
:zzz
Este aí de cima deve ser um da turminha……sempre dormindo…..
Valeu!!!, liberaram as pistas, ficou bom, pena que já existam fisuras no piso (serviço mal feito?). Tá valendo, por a boca no trobone, pelo menos estão nos ouvindo.