Desde março do ano passado, caminhões, salvo algumas exceções, são proibidos de trafegar em diversas vias da cidade das 5 às 9h e das 17 às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 10 às 14h aos sábados. Entre os locais com a circulação restrita nestes horários, estão as avenidas Anhaia Mello, Salim Farah Maluf e Paes de Barros. Entretanto, a multa de R$ 85,13 e os quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem descumprir a regra parecem não preocupar caminhoneiros que rodam pela região no período proibido.
De acordo com os próprios profissionais, a restrição não altera a rotina de muitos trabalhadores da classe. “Sou autônomo e o caminhão é meu. Então evito circular nos horários proibidos, pois o dinheiro da multa vai fazer falta para a minha família. Mas, quem trabalha com o veículo da empresa obedece as ordens dos patrões, que muitas vezes optam por desrespeitar a norma para não perder o cliente ou até mesmo porque o valor pago pela autuação é irrisório perto do dinheiro recebido com o frete”, comenta o caminhoneiro Narcisio Teixeira de Castro, que mora no São Lucas.
Outro profissional que confirma o desrespeito das empresas à restrição é Hilton Moreira. “Se o caminhão está no nome da empresa, ninguém perde ponto na carteira. A única diferença é que se o condutor não for indicado, o valor da multa é duplicado. Mas o que são R$ 170 para uma empresa que fatura dez vezes mais com o frete”, comenta Moreira. “Sem falar que alguns caminhoneiros vêm de outros estados e são pegos de surpresa com a restrição ou apenas esquecem dela mesmo”.
Já os motoristas de veículos de passeio preferem criticar a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pela situação. “Passo todo dia pela Anhaia Mello e pela Salim Farah Maluf. Vejo vários caminhões usando as vias nos horários restritos e pela pista da esquerda, o que atrapalha ainda mais o trânsito. Isso acontece, pois, não se vê nenhum agente da CET para multá-los”, comenta o morador da região, Marcelo Barbosa.
A CET informou que “a fiscalização aos motoristas que trafegam com caminhões em horário e local não permitidos é realizada prioritariamente por radares”.
O que diz a CET
Questionada pela Folha, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou queque “a fiscalização aos motoristas que trafegam com caminhões em horário e local não permitidos é realizada prioritariamente por radares”. O órgão de trânsito ressaltou ainda que de 5 de março de 2012, data de início da restrição de circulação dos caminhões, até o dia 31 de março deste ano, foram aplicadas 45.223 multas aos motoristas que desrespeitaram a regra nas avenidas Salim Farah Maluf e Anhaia Mello. A CET ressaltou ainda que a fiscalização a este tipo de infração é realizada prioritariamente por radares.
Entretanto, questionado sobre as melhorias que a lei gerou ao trânsito de São Paulo, o órgão ressaltou que ainda não dispõe do estudo completo com a análise do primeiro ano de restrição à circulação de caminhões na Marginal Tietê e demais vias do Minianel Viário. Porém, a CET informou que dentro de cerca de 50 dias, terá os primeiros dados sobre a Pesquisa Origem/Destino de Cargas de São Paulo e que este estudo irá balizar todas as medidas a serem tomadas pela administração a respeito da restrição aos caminhões.
Pesquisa
Lançado em parceria com o Banco Mundial e a assessoria da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, a Pesquisa de Origem/Destino de Cargas, de responsabilidade de uma empresa americana, tem como objetivo identificar os tipos de veículos utilizados no transporte de cargas na cidade.
Segundo a CET, a Secretaria Municipal de Transportes também criou um grupo de trabalho que está estudando melhorias para o transporte de cargas na cidade. Esse estudo irá propor melhorias quanto à circulação de cargas e bens, mercadorias, serviços e etc, com o objetivo de sugerir medidas que otimizem o uso da malha viária entre o transporte de pessoas e cargas e indicar ações que diminuam os impactos de passagem de veículos de carga.
Exceções
Estão livres da restrição de circulação os seguintes caminhões:
I – Por período integral
a) de urgência;
b) socorro mecânico de emergência;
c) cobertura jornalística;
d) obras e prestação de serviços de emergência;
e) correios;
f) no acesso a estacionamento próprio,
g) serviço emergencial de sinalização de trânsito.
II – No período de segunda a sexta-feira das 5 às 9h e aos sábados das 10 às 14h
a) concretagem e concretagem-bomba;
b) feiras livres;
c) mudança;
d) coleta de lixo/coleta seletiva;
e) transporte de produtos alimentícios perecíveis;
f) obras e serviços de infraestrutura urbana.
III – No período de segunda a sexta-feira das 5 às 9h e das 17 às 18h, e aos sábados das 10 às 14h
a) remoção de terra em obras civis.
IV – No período de segunda a sexta-feira das 17 às 20h e aos sábados das 10 às 14h
a) transporte de valores.
V – Aos sábados das 10 às 14h:
a) remoção de entulho e transporte de caçambas;
b) prestação de serviços públicos essenciais.
Os caminhoneiros nao respeitam horario, e o Estado o que faz com todo esse dinheiro arrecadado? Isso so dos caminhoneiros. E o resto de veiculos particulares, que sao multados diversas vezes tambem? Acho que daria muito bem para construir novas vias de acesso e tentar acabar com essa bagunça que e o transito na cidade de Sao Paulo, sobra dinheiro tambem para construçao de creches,escolas,hospitais,transportes, segurança, lazer, mas quem sabe pra onde vai essa grana, deveriam apresentar as conta para oa moradores da cidade, que mais arrecada impostos no mundo. Tem que melhorar o transporte coletivo que e muito caro e muito velho, colocar onibus novos e dar mais segurança pra toda populaçao que utiliza esse meio de transporte, que hoje parece uma lata de sardinha de tanta gente dentro, isso serve tambem para o metro que nao atende toda populaçao que precisa desse meio de trasporte , se melhorar o trasporte publico te garanto que muita gente deixaria o seu veiculo na garagem, e iria trabalhar de onibus ou de metro, ou vamos esperar mais uns vinte anos pra isso acontecer.
diariamente vejo varios caminhões tanto pela manhã qto pela tarde e noite na Anhaia Mello, presencio inclusive estes caminhões passando em frente aos marronzinhos e eles fingem q nao veem nada …. duvido q multam todos!