Na manhã do último sábado, dia 15, durante a inauguração da estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do metrô, o governador Geraldo Alckmin anunciou que a partir de 19 de dezembro, uma sexta-feira, as estações Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata do monotrilho ficarão abertas todos os dias da semana. Mas, o horário de funcionamento continuará restrito das 10 às 15h – portanto, sem atender os horários de maior demanda nos picos da manhã e tarde. A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô confirmou as informações nesta semana.
Desde a abertura parcial no final de agosto, as duas estações recebem usuários apenas aos sábados e domingos, das 10 às 15h. A previsão inicial era que esse sistema de visita controlada se estendesse por cerca de 60 dias e a partir deste mês, o transporte iniciasse a operação comercial, com a cobrança de tarifa. Mas, a nova estimativa, segundo funcionários do monotrilho, é que o funcionamento integral do transporte ocorra somente em março.
De acordo com o Metrô, também em 19 de dezembro, será liberada a integração com a Linha 2-Verde do metrô, na Vila Prudente. Mas, ainda não foi definido se haverá cobrança para as viagens do monotrilho, mesmo com o horário limitado, ou se os usuários terão que pagar a tarifa somente na estação do metrô.
Novas estações
Na ocasião da abertura da visita controlada, em 30 de agosto, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, adiantou que a inauguração de novas estações só deve acontecer no fim do segundo semestre de 2015. “No final do ano que vem vamos entregar o transporte até uma ou duas estações depois de São Mateus. E em 2016 vamos entregar toda linha, até Cidade Tiradentes”, destacou o secretário. Fernandes explicou ainda que o motivo de inaugurar por trechos e não por estações isoladas é que, entre as paradas, precisam ser construídas as subestações de transmissão de energia.
A Linha 15 terá 26,6 km de extensão, entre o Ipiranga e Cidade Tiradentes, 18 estações e dois pátios. O investimento, segundo o Estado, é de R$ 6,4 bilhões.
a obra ficou ridícula acabou com a av Anhaia melo e ainda estão levando um tempo absurdo para finalizar , quando inaugurar já estará obsoleta
[quote name=”odair pereira”]a obra ficou ridícula acabou com a av Anhaia melo e ainda estão levando um tempo absurdo para finalizar , quando inaugurar já estará obsoleta[/quote]
Concordo plenamente.
O metro optou pelo sistema de monotrilho dando como vantagem a rapidez da construção…caiu no ridículo
Apelo a vcs da folha de vila Prudente p/ cobrar o Metro pelo resto da obra, esta completamente parada.
Já mandei um e-mail para a reportagem do Jornal da Vila Prudente averiguar o por que não foi construindo a passarela para a o outro lado da Anhaia Mello que atendera a Região do ABC, Vila Zelina, Vila Alpina etc… No projeto original do Monotrilho tem as duas saídas, no projeto hoje realizado a saída para essa região foi construído um muro. Por que mudou o projeto??? Mais dinheiro desviado??? Por favor verifiquem o que ocorreu
Conforme informamos no e-mail que respondemos ao senhor, no final de julho fizemos matéria sobre a falta da passarela de acesso, no sentido bairro, que realmente consta no projeto do monotrilho . Na ocasião da abertura da visita controlada nas estações Oratório e Vila Prudente, no final de agosto, questionamos novamente o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e a resposta foi que “não há previsão”, pois ainda ocorrem as obras do terminal de ônibus que ficará sob a estação Vila Prudente. Vamos aguardar o início da operação comercial para indagar mais uma vez o Metrô.
Obrigado pela resposta e vamos ficar de olho!!! Outra coisa que esta acontecendo… nesses dias de chuvas embaixo do viaduto do Monotrilho esta quase que inundado, pessoas passam pulando por causa das enormes poças de agua e lama que estão se formando, podendo causar um acidente a qualquer momento. Essa Obra do Monotrilho esta uma vergonha.