O primeiro novo trem encomendado pelo Metrô para a Linha 15-Prata chegou ao Pátio Oratório, no Jardim Independência, na manhã da última quarta-feira, dia 27. A composição saiu do Porto de Santos por meio de uma complexa operação logística: ao todo, sete carretas fizeram o transporte iniciado na noite da terça-feira, dia 26.
O itinerário dos caminhões percorreu as rodovias Anchieta e dos Imigrantes, além do Complexo Maria Maluf e de avenidas das Zonas Sul e Leste da capital, incluindo a Anhaia Melo.
No Pátio Oratório, os vagões serão retirados das carretas e colocados na viga por um braço mecânico, com previsão de montagem completa em cerca de 20 dias. O processo envolve um método específico, com a entrada das carretas seguindo a ordem sequencial dos vagões, para sua colocação na viga de forma a facilitar a montagem.
Fabricado na China pela joint-venture PATS (Alstom e CRRC), é o primeiro de um lote de 19 novos trens destinados à ampliação da Linha 15.
O Metrô destacou que as novas composições contam com sistemas de controle e telecomunicações avançados, como o Unnattended Train Operation(UTO), e “estão em acordo com o projeto da linha, cujos trens e sistemas foram desenvolvidos para o funcionamento totalmente remoto, como já acontece em outros monotrilhos do mundo e em linhas de metrô convencional”.
Os carros também contam com monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia. O trem seguirá para testes estáticos e dinâmicos antes de ser integrado à operação, prevista para o início do segundo trimestre de 2025.