Cansados de conviverem com as frequentes falta de luz em seus imóveis, moradores do Conjunto Habitacional (COHAB) Cintra Gordinho, que conta com 12 prédios localizados entre as ruas dos Pintores e Rio Duas Barras, na Vila Prudente, procuraram à Folha para cobrar um posicionamento da AES Eletropaulo. A população local também reclama que as contas de energia não estão sendo entregues. A situação atinge igualmente as ruas vizinhas, como a Vila Prudente, a Rio Laranjais e a Rio Salinas.
“Depois da construção do Metrô na região ficou difícil para a vizinhança. As quedas de luz são constantes. Mas nos últimos meses a situação piorou com a chegada das chuvas. Basta cair um pouco de água que ficamos sem energia. Você liga no Serviço de Atendimento da Eletropaulo e passa horas sem ser atendido e sem ter uma posição de quando a luz será restabelecida. É uma falta de respeito!” relata Cesário Pinto de Melo, que reside no trecho há 25 anos.
Quem também reclama é o dono de uma venda na rua Rio Salinas, Francisco José Ferreira. “É complicado ficar frequentemente sem luz e por horas. Já perdi computador e televisor com essa história. E nunca conseguimos falar no atendimento para saber o que está acontecendo. Para piorar, as contas não estão sendo entregues. Aí, além de ficar sem luz, você tem que correr atrás da segunda via para não ter a energia cortada por falta de pagamento. Isso vem ocorrendo desde outubro, com a troca do entregador. Já chegaram até a pedir para deixar todas as contas aqui no meu estabelecimento, para que eu distribuísse”, explica.
A moradora do prédio localizado na rua dos Pintores, Ronilsa Craveiro, ressalta ainda que a agência da Eletropaulo que atende a região fica muito longe. “Antigamente tinha uma unidade na Vila Prudente, mas foi fechada e nos passaram para o ponto de atendimento do Tatuapé (cerca de 9 quilômetros de distância). Quem tem mais idade sofre para ir até lá. Não é todo mundo que tem acesso à Internet e pode imprimir a segunda via”, completa Ronilsa.
Os moradores do trecho estão organizando um abaixo-assinado para solicitar à Eletropaulo a criação de um novo posto de atendimento na Vila Prudente. “Assim que chegarmos a 200/250 assinaturas, vamos levar para eles. O que não deve demorar muito, já que está todo mundo insatisfeito”, relata o morador Alexandre Bonfim.
Eletropaulo responde
Questionada sobre a situação, a companhia de energia se posicionou em nota à Folha. “A AES Eletropaulo informa que, sobre a Cohab Cintra Gordinho, em Vila Prudente, em janeiro, houve ocorrências na região em virtude das fortes chuvas, rajadas de vento e raios que causaram danos à fiação, postes e demais equipamentos. A concessionária contemplará o local em seu programa de manutenção 2015 e já iniciou com a poda de 89 árvores, que fazem parte do circuito de rede de energia que fornece a região”.
A nota segue rebatendo a informação da falha de entrega das contas. “A distribuidora esclarece que no último trimestre recebeu manifestação de apenas três moradores de todo o condomínio referente à entrega de fatura e os casos foram tratados pela empresa. Portanto, as entregas estão sendo realizadas normalmente. A concessionária acrescenta que os clientes podem consultar as faturas pela agência virtual ou se cadastrar para receber as contas por e-mail pelo site www.aeseletropaulo. com.br”.
Sobre o pedido da criação de uma agência para atender a região, a Eletropaulo não se posicionou.