Desde a fundação da Paróquia de Santo Emídio, em dezembro de 1939, a Congregação dos Sagrados Corações (SS.CC.) estava à frente da igreja, sendo responsável inclusive pela construção da matriz no Largo de Vila Prudente. Por desejo da própria Congregação, essa história de 84 anos chegou ao fim no último domingo, dia 18, com muitos agradecimentos e homenagens. A Santo Emídio foi entregue à Arquidiocese de São Paulo e a posse do novo pároco, padre Rodrigo Thomaz, acontece neste domingo, dia 25, na celebração das 18h. Também assumirá o vigário, padre José Geraldo.
A paróquia ficou lotada no domingo para a despedida Congregação e do pároco Edmar Aparecido, que estava na igreja desde 2021. A solenidade contou ainda com a presença do padre Osvânio Humberto Mariano, Superior Provençal do Brasil e dos Sagrados Corações. Durante a história da Congregação na Santo Emídio foram 15 párocos, sendo os nove primeiros holandeses e seis brasileiros.
Antes da missa das 10h, aconteceu a homenagem prestada pelo Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente, entidade criada pelo padre Damião Kleverkamp, o primeiro enviado pela Congregação à Vila Prudente. Ele também deu origem à Escola Operária, atualmente Colégio João XXIII. O presidente do Círculo e da Folha, Newton Zadra, destacou brevemente essa história e entregou uma placa de agradecimento ao Superior Provençal da Congregação. Representando o Colégio João XXIII, a diretora Elaine Aragon e dois alunos da escola presentearam o pároco Edmar.
Durante a solenidade, a Congregação, que tem sede em Minas Gerais, foi homenageada oficialmente pelos serviços prestados em São Paulo pela Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, através da deputada federal Juliana Cardoso (PT), do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT) e da vereadora Edir Sales (PSD) – representada na cerimônia pela filha Georgia Sales. Todos enalteceram a enorme importância do trabalho da Congregação não apenas no aspecto religioso, mas também para o desenvolvimento da Vila Prudente. A subprefeita Elisete Mesquita esteve presente.
Houve homenagens ainda dos paroquianos e da comunidade, em uma cerimônia marcada por muita emoção.
Nova história
Agora a Paróquia de Santo Emídio é comandada pela Arquidiocese de São Paulo. Devido à uma recente reorganização administrativa da Arquidiocese, a igreja foi anexada à Região Episcopal do Ipiranga.
O pároco designado à paróquia é Rodrigo Thomaz, que completa 42 anos no próximo dia 19 e é padre há 13 anos. Ele é paulistano da Zona Norte. Será assessorado pelo vigário, padre José Geraldo, 66 anos, que já é conhecido da comunidade de Vila Zelina pelos anos na Paróquia São José.